Cuidados Pós Tatuagem, por Zen!

Piercings - Cuidados Pós Aplicação - Resumido, por Zen!

Apoio: Mr. Rock Store

Apoio: Mr. Rock Store
Mr. Rock Store - Varejo e Atacado. Seu lugar de rock sempre!

segunda-feira, 30 de junho de 2008

CUIDADOS PÓS TATUAGEM, por Zen.

  Até agora, nunca quis escrever sobre quais são os cuidados pós-tatuagem aqui no blog por ter percebido, nesses mais de 13 anos de profissão e mais de 10 mil tattoos feitas, o quanto isso muda de tatuador para tatuador, chegando sempre a existir certa briga e desconfiança entre os profissionais ou curiosos do meio, além de opiniões variadas e muita lenda. 

Confesso que a quantidade de informação das mais diversas possíveis me atrapalhou muito no início, o que me obrigou a ir atrás de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema, além de muita troca de informação com outros colegas de profissão, médicos dermatologistas, nutricionistas. Porém, devida a escassez de bons textos sobre o tema na internet ou mesmo em revistas especializadas, depois de bastante estudo e pesquisas teóricas e práticas, resolvi dar minha colaboração de como devem ser os cuidados pós-tatuagem que um recém tatuado deve ter. Aqui vale a ressalva de que não defendo nenhuma verdade absoluta, nenhuma vertente de opinião, nem sequer assumo um lado a respeito do tema, apenas deixarei a minha opinião baseada na minha experiência  e estudo como tatuador e tatuado, a fim de auxiliar quem se interesse em cuidar o melhor possível de sua recém feita tatuagem, buscando o melhor resultado para ela, afinal é como eu digo: sua tatuagem irá para sempre. Bonita ou feia, ela irá para sempre.

Inicialmente, duas premissas devem ser entendidas:

  • Primeira: Uma tatuagem é uma ferida. Ainda que superficial, ela é uma ferida. Sua pele foi furada, inúmeras vezes, para que a tinta fosse deixada sob a terceira camada da sua pele. 
  • Segunda: A tendência de um organismo recém tatuado é de eliminar o máximo de tinta que ele puder. Quando você acaba de fazer uma tatuagem, para seu corpo nunca houve tinta ali, toda essa tinta aplicada é um corpo estranho para seu organismo. O que ele vai tentar fazer então é eliminar essa tinta. O que segura a tinta em seu organismo é a fagocitose. O que o citoplasma não absorve é eliminado como excesso.
Observação:para entender melhor essas premissas, confira o texto Biologia da Tatuagem. Link: http://oblogdozen.blogspot.com.br/2007/12/biologia-da-tatuagem.html

  Pois bem, se sua tatuagem é uma ferida e se a tendência do seu organismo é eliminar o máximo de tinta que ele puder, é óbvio que quanto melhor você cuidar de sua cicatrização, menos tinta perderá e mais bonita sua tattoo ficará.
  
  Outro ponto relevante é entender qual é a verdadeira cicatrização de uma tatuagem. Uma tatuagem estará totalmente cicatrizada quando crescer sobre ela uma fina camada de pele. Isso leva cerca de dois meses, variando minimamente de organismo a organismo e, claro, de acordo com seus cuidados. Daí a máxima de que quanto mais branca for a pele do tatuado, mais fina e transparente será essa pele que cresce sobre a tattoo e mais visível ficará essa tatuagem.
  Cabe aqui a ressalva de que muitas vezes as pessoas de peles mais morenas pensam que sua tatuagem não foi bem feita, pois no começo elas estavas muito mais nítida do que pouco tempo depois. Acontece que cresceu essa pele, que é da cicatrização correta, e ela não sendo tão transparente quanto as peles mais claras, mudam o aspecto visual da tatuagem. Nessa hora as pessoas pensam até em retocar suas tatuagens para que elas fiquem mais nítidas como quando feitas. Acontece que, assim que a pele crescer novamente, elas já não ficarão tão nítidas. Por isso, cabe ao tatuador saber quais as melhores cores para cada tom de pele.
Visto isso, vamos aos cuidados então?

  Assim que você sai do estúdio do seu tatuador, você deverá estar usando um plástico film com uma fina camada de pomada cicatrizante, para proteção se sua tatuagem e assim evitar que ela fique exposta a qualquer contaminação (a história da tattoo ser uma ferida, lembra?). A tatuagem eliminará um pouco de água e sangue (o plasma) nos primeiros 30 minutos - tempo aproximado que leva para sumir o vermelho da pele em volta da tatuagem e parte do inchaço - por isso, deve-se trocar o primeiro curativo uma hora após o fim da tatuagem.


  Nessa primeira troca do curativo deve-se limpar a tatuagem. Nunca use sabonete em barra nem bactericida para limpá-la. Esses produtos contêm sal e sendo a tatuagem uma ferida não se pode aplicar sal sob elas, pois isso atrasa a cicatrização. Limpe-a apenas com um algodão ou uma gaze molhada, sem esfregá-la. Levemente remova o excesso de sangue e pomada.

  Feito isso, o próximo passo é aplicar uma nova camada de pomada que deve ser sempre rica em vitamina B5, forte composto cicatrizante. A melhor pomada vendida no Brasil para esse tipo de cicatrização, na minha opinião, é a BEPANTOL BABY®. Tenha cuidado! Há pouco tempo vêm sendo vendidas genéricas da Bepantol®, como Dexpantenol®, Bepantriz®, Neopantol® ou Epitegel®. Elas não estão com a mesma qualidade da original e têm causado certa alergia nas pessoas. É bem verdade que custam alguns reais a menos, mas elas não têm atingido as expectativas de quem as usa.

  Aplique a pomada sobre sua tattoo, sem esfregá-la, massageando-a levemente sobre a pele. O passo seguinte é a recolocação do plástico film. O plástico film é aquele plástico comprado em rolo no mercado, também usado em alimentos e sanduíches naturais. Pode usá-lo sem medo nenhum. Ele é rigorosamente higienizado. O plástico tem que ser usado durante três dias, sendo trocado também três vezes ao dia, refazendo a higienização como na primeira troca sempre. Mantê-lo sobre a tattoo impedirá o acesso de bactérias à sua tatuagem e evitará que se formem cascas de ferida nela durante sua cicatrização. As cascas, embora muitos as achem necessárias, ao começarem a cair e por não cairem todas de uma vez e sim aos pedaços, faz com que cada pedaço que sai ou que se arranca, saia com uma quantidade de tinta. Por isso ficar puxando-as afetará o resultado final da sua tatuagem, deixando falhas e possíveis feridas que cicatrizarão de maneira desigual do restante da pele.

  É importante lembrar que o plástico deve ser usado nos três primeiros dias de cicatrização, 24 horas ao dia. Para dormir, para namorar, para tomar banho, para tudo. O tempo todo! Aí você pode pensar “mas o fato de eu usá-lo durante o banho não vai impedir de molhar a tatuagem”, impedir não, mas ameniza bem o efeito da água, do sal dos sabonetes, xampus, etc.. Mesmo com o plástico você perceberá a eliminação de tinta pelo seu organismo nos primeiros dias. Seu corpo consegue eliminar um pequeno excesso de tinta nos dois ou três primeiros dias. Você perceberá um pouco de tinta nos plásticos e pequenos pedaços de uma pele bem fina e superficial também saindo com tinta, inclusive na cor da tinta. Isso é perfeitamente normal.

  Se o local onde você fez a tatuagem não dá para enrolar o plástico como dá pra se fazer nos antebraços, braços, coxas, tornozelos ou panturrilhas, você deve ter uma fita adesiva para prender esse plástico, senão ele irá cair o dia todo. Se você optar pelo esparadrapo use o Micropore®, aquele cirúrgico e antialérgico. Os demais deixam muita cola na sua pele e, ao longo de várias trocas durante três dias seguidos, isso poderá lhe causar incômodo e coceira além de deixar um aspecto de sujeira em volta da sua tatuagem. Outra opção mais em conta é a fita adesiva de bebê, usada pelas mães para fixação das fraldas. Ela é vendida em qualquer farmácia e tem um custo bem acessível e menor que o esparadrapo, além de ser antialérgica e específica para a pele.

  É Importante a ressalva de que não há nada mais chato que usar esse plástico sobre a pomada durante três dias, porém nada é mais importante que isso para garantir a beleza da sua tatuagem. Pense sempre que esse é um processo de cicatrização e que ele leva tempo e exige dedicação. e nada de dar ouvidos aos amigos que dizem que não se pode usar o plástico assim pois a tatuagem tem que respirar. quem respira pela pele é sapo! Sua tatuagem não respira!

  Após os três primeiros dias, ou seja, após o uso do plástico, deve-se continuar com a pomada por mais 15 dias no mínimo, também três vezes ao dia. Nessa fase, ao se aplicar a pomada, deve-se massagear levemente a tatuagem, pois como ela está sem a proteção do plástico, a pomada deve ser absorvida pela pele, para que não seja rapidamente retirada de cima da tatuagem por roupas ou esbarrões. É bom observar sempre a tatuagem e, ao perceber que ela está muito seca ou secando, hidratá-la novamente com mais uma camada de pomada.


  Uma coisa bem comum após o período do plástico é a região da tatuagem e ela mesma começarem a coçar. E como coça! Muito. A coceira é típica da cicatrização do corpo humano. Não se assuste, porém não a coce de maneira alguma. Nem ela, nem ao lado dela ou mesmo por cima da roupa. Começou a sentir coceira, passe uma fina camada de pomada, massageando-a levemente. A pomada tem um analgésico tópico que elimina essa sensação de coceira.

  Após esses 15 dias de pomada sua tatuagem já estará quase pronta. Por que quase? Sua cicatrização em definitivo leva - completos - dois meses. Mesmo que ao olho ela já esteja como você queria, não significa que ela já esteja realmente cicatrizada. Esse processo leva tempo. É claro que a exatidão desse tempo vai variar de organismo a organismo. Porém, a cicatrização é algo um pouco mais complexo que isso. Depende também de fatores externos a tatuagem em si. Fatores como stress, sono, alimentação, influenciam no tempo de cicatrização. Cabe aqui a lembrança de que cada ser humano é um indivíduo, ou seja, isso varia de organismo a organismo, mas uma coisa é certa: sua pele não leva menos de dois meses para cicatrizar por completo sua tatuagem.

  Fatores como alimentação também vão influenciar diretamente no resultado final de sua tatuagem. Ora, se dissemos anteriormente que a tendência do seu organismo é expelir e eliminar a tinta de seu corpo, quanto mais tempo levar para cicatrizar sua tatuagem, mais tinta será eliminada. Fundamental para isso é o tratamento recebido nos primeiros dias. Existem alimentos que atrapalham e atrasam a cicatrização e esses devem ser fielmente evitados. Quais são esses alimentos? Esses alimentos são:

  • •  Carne de porco e seus derivados como bacon, presunto, mortadela (que é mista de carne de suínos e bovinos) alguns tipos de lingüiças e comidas preparadas com carne de porco como feijoadas ou bistecas;
  • •  Pimentas, líquidas, em pedaço, brancas, em molho ou mesmo do reino;
  • •  Chocolate e seus derivados como achocolatados do tipo Nescau®, Toddy®, bolos, sorvetes, bolachas recheadas, bombons, trufas, ou seja, tudo que contém chocolate em sua composição;
  • •  Ovos, sejam fritos ou cozidos. Ah! Cabe aqui a lembrança de que a maionese possui muitos ovos batidos em sua composição, então deve ser evitada;
  • •  Camarão e seus deliciosos pratos.
  Esses alimentos devem ser evitados por sete dias a contar da hora em que sua tatuagem foi feita. Sete dias sem esses alimentos não mata ninguém. Basta um pouco de força de vontade, dedicação e entendimento do por que está se fazendo isso. Ora, a tatuagem profissional custa caro e dói relativamente pra ser feita, não custa nada cuidar de sua cicatrização por um tempo até que pequeno em se considerando que ela irá contigo pro resto de sua vida e além.

 Outros fatores também influenciam no resultado final de sua tatuagem, ou seja, também atrapalham sua cicatrização e, com isso, fazem com que se perca mais tinta do que se deseja, clareando o resultado final de sua tattoo. Esses fatores são sol, praia, mar, piscina, rio, cachoeiras e saunas devem ser rigorosamente evitadas pelos primeiros 60 dias pós-tatuagem.
• 

  •     O sol. Você pode tomar sol no corpo inteiro, só não pode tomar sol sobre a tatuagem. Ou seja, caso você tenha alguma patologia psíquica ou física que não lhe permite ficar ausente ao sol por nenhum dia, cubra perfeitamente sua tatuagem para que ela não seja exposta ao sol de maneira alguma. É bom lembrar que o sol que atrapalha a cicatrização é o sol em excesso. Casovocê tenha que sair rapidamente à rua para alguma atividade, esse sol não atrapalha. Desde que seja rápida. Após esses 60 dias, ao se saber que se tomará sol em demasia, aplique bloqueadores solares dos fatores 50 ou 60 sobre sua tatuagem. Caso você se bronzeie sem cuidado algum após esses 60 dais, você estará bronzeando a pele que cresceu sobre sua tatuagem, e não a tatuagem em si. Assim que o bronzeado sair, seu desenho voltará com a mesma intensidade. Porém antes dos 60 dias não faça isso, nem com bloqueador, nem sem.
  • •  As águas. Sejam de piscina, mares, rios, cachoeiras, do que forem, devem ser rigorosamente evitadas devido à sujeira dessas águas. Em caso de piscinas, ao contrário do que se pensa, não é somente o cloro que atrapalha, mas as urinas e colifórmios fecais presentes na água. No mar, além dessas mesmas sujeiras ainda se tem o sal para piorar.
  • •  As saunas. A sauna também atrapalha a cicatrização de um ferimento pela exposição excessiva ao calor e a umidade, além da alta temperatura.
  Na primeira semana após se ter feito uma tatuagem deve-se evitar também banhos muito quentes e demorados além de roupas e calçados muito apertados sobre a tatuagem.
  
  Após todo o período de cicatrização, ou seja, após os dois meses, você pode aplicar constantemente cremes hidratantes e óleos de banho sobre a tatuagem. Isso ajudará a manter a pele que cresceu sobre ela sempre hidratada e, conseqüentemente, sua tatuagem mais bonita e vistosa. Passado esse período, uma vez por mês, pode-se estar lavando-a com uma macia bucha ou cremes esfoliantes para que sejam retiradas as células mortas que pairam sobre a pele. No mais, é só começar a pensar na sua próxima tatuagem, afinal, como dizem, tatuagem é mais fazer a primeira. Depois, você sempre achará algum desenho para colocar em algum lugar.

  Uma boa cicatrização só depende de você. Siga os procedimentos com rigor visando um melhor resultado, afinal ela é para sempre. Os cuidados dependem exclusivamente de você e não adianta culpar o tatuador caso algo saia errado nesta fase. Nós só acompanhamos os clientes enquanto eles estão em nossos estúdios. Depois disso, se ele quer cuidar ou não da cicatrização, não depende de nós. Caso você não siga os procedimentos e queira culpar alguém, dê uma corrida até o espelho e lá desabafe bastante.

Mais informação sobre sua cicatrização nos textos:

Piercings - Cuidados Pós Aplicação - Resumido
BANDAGEM: Garantindo a Beleza da Tattoo. Link:http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=bandagem

ATENÇÃO

TODOS PODEM MANDAR SEUS COMENTÁRIOS E DÚVIDAS, RESPONDO A MEDIDA DO POSSÍVEL, MAS SEM TANTA DEMORA. SÓ PEÇO QUE LEIAM TODO O TEXTO ANTES DE ESCREVEREM, OK? QUEM QUISER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA ME MANDE UMA FOTO DA SUA TATTOO PRA EU PODER TER MAIS SEGURANÇA NA RESPOSTA, AFINAL, VENDO O PROBLEMA É MELHOR QUE APENAS LENDO. AH! E NÃO SE ESQUEÇAM DE DIZER QUAL PARTE DO CORPO VCS TATUARAM E HÁ QUANTO TEMPO. OK?

1.239 comentários :

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 1239   Recentes›   Mais recentes»
Zen! disse...

Ao que vc está falando eu só posso imaginar que seja um caso de migração da tinta por baixo da pele. Isso é raro em estúdios profissionais, mas pode acontecer e não tem nada a ver com os cuidados que vc tomou... Se isso vai sair ou não vc deve esperar 2 meses pra saber e torcer durante esse período...

Se vc puder me mande uma foto dela pra eu poder ter mais certeza do que te digo, ok?

Zen!

Emilly disse...

Olá! Adorei o blog.
Gostaria de tirar uma dúvida.
Amanha (27/06/09) faz uma semana que fiz minha segunda tatoo, na lateral do pulso, estou usando Bepantol, e usei o plastico apenas no primeiro dia, notei a uns 3 dias atrás que estão aparecendo umas bolinhas vermelhas em volta da tattoo, além de estar coçando muito.
O que pode ser e o que eu devo fazer?

Obrigada.

Zen! disse...

Olá Emilly. Não faça nada.... E NÃO COÇE.... Se vc coçar vc vai prejudicar o resultado final... Quanto as bolinhas pode ser uma reação ao plástico, apesar de vc te-lo usado muito menos do que devia... Espere que elas passam. Quanto a coceira, a cicatrização da tattoo faz coçar muito mesmo. Dá vontade de coçar com um garfo, né? Quando a coceira apertar, passe Bepantol que ele alivia, ok?

Zen!

HeLLBoY disse...

Fala Zen blz???

bom eu nao tenho tattoo ainda mais vou fazer daqui uns três meses mais ou menos. Eu gostria de saber se quando eu for retocar ela eu vou precisar usar o plástico e a pomada???

ah mais uma coisa, como eu vou fazer pra enrolar o plástico nas costas inteira???

valew desde já grato.

Zen! disse...

Olá, use esparadrapo Micropore para prender o plástico. Vc nem fez e já está falando em retocar? Que coisa, heim? Cara, na verdade toda vez que vc mexer numa tattoo, vc tem que cuidar dela como se fosse a primeira vez que vc está fazendo, ok?

Zen!

HeLLBoY disse...

Valew ZEN pela dica...

Cara vc e muito foda cara...

Flw ate mais..

disse...

Olá Zen!
Amei seu blog, são informações precisas e dificeis de encontrar! Pena que só te descobri depois que fiz a minha tatoo!

Estou com uma duvida, Fiz minha primeira tatoo há 3 dias. Na hora estava linda com cor viva, amei! Mas o tatuador recomendou que eu retirasse o plastico depois de 20 minutos! Lavar com agua corrente e sabonete protex, secar sem esfregar, aplicar a pomada Bepantol 2 X por dia durante 15 dias e nao colocar mais nd em cima. Fiz isso e minha tatoo ficou melada, sujou lençol e td! dia seguinte lavei com agua morninha, coloquei bastante pomada e ela melou ainda mais.
Notei que foi espelido muita tinta e a tatoo ta bem mais clara e acredito até que menos definida, como se tivesse meio borrada. Liguei para o tatuador que manteve suas remomendações e pediu para eu passar uma camada mais fica da pomada.
Pesquisei na net e encontrei seu blog. Desde então, há dois dias eu estou seguindo as suas recomendações, e o local da tatoo esta com aspecto melhor. Porem, estou com medo de soltar mais tinta e da imagem ter estragado de alguma forma.
Gostaria de saber sua opinião e de enviar pvc duas fotos dela, uma feita na hora e outra como esta agora!

pode ser???

obrigada

Zen! disse...

Sá,

Na verdade os 3 primeiros dias da tattoo são os mais importantes... Com certeza o rersultado final dela foi afetado, porém o quanto só dará pra saber daqui uns 20 dias. Pode me mandar as fotos sim, pois fica mais fácil te ajudar vendo elas, ok?

Fico no aguardo...

Zen!

Emilly disse...

Olá! Postei uns dias atrás uma dúvida sobre minha segunda tatoo, ela estava dando umas bolinhas vermelhas em volta e coçando muito.. Agora já se passaram 20 dias que fiz, parei de usar a Bepantol, as bolinhas depois que parei de coçar não apareceram mais como você disse, mas agora a tatoo está toda descascando, em volta dela e até no meio, mas não é a tinta preta que está saindo como normalmente, é uma casquinha branca, e ela está toda enrrugada, como pele de velho, não está como a minha pele normal. O que será que aconteceu?

Zen! disse...

Olá Emilly, esse enrrugado é de uma pele bem fina? Se for é normal sim. É o seu corpo cicatrizando a agressão de se fazer uma tattoo. A coceira é normal também... É da cicatrização do corpo humano essa coceira... Quanto ao descacado, se for uma pele bem fina, como um descascado de sol, também é normal... Ainda é cedo, aguarde mais um pouco pra saber como ela ficará, ok?

Zen!

Anônimo disse...

210 comentarios respondidos e muitos com a mesma pergunta!parabens MESMO!vc ter que ser muito ZEN!rsrs
espero nao te aborrecer nem precisa responder se achar que nao mereco,rsrsrs. bom,parabens pelo seu trabalho!fiz uma tattoo a 6 MESES atras da cabeca de um tigre no peito,tudo normal,ja e minha nona tattoo,cicatrizacao ok,seguindo ao pe da letra,qdo percebi a 2 meses uma leve inflamacao na area da lingua do tigre,as cores usadas foram vermelho e preto,voltei a passar o antinflamatorio e cicatrizante recomendado e APARENTEMENTE tudo voltou ao normal ATE QUE fui a praia!qdo voltei apos um lindo dia de sol,o mesmo lugar voltara a inflamar,agora quase que um auto relevo,BEM VISIVEL e pior dolorido e com uma P:*A coceira exatamente como uma tattoo recente.fiz a tattoo fora do pais(foi a terceira com o mesmo tatuador,todas coloridas e sem problemas)e nao tenho mais como entrar em contato!peco seu conselho,pois a tattoo que era pra ser motivo de orgulho,agora me envergonha!
marcio meu e.mail e deus.meu.guia@hotmail.com
desde ja agradeco!

Sá disse...

Olá, Zen, td bem?
Obrigada por ter observado as fotos da minha tatoo, por todas as recomendações.
Amanha minha tatoo faz 15 dias e tem essa pelinha enrugada, que a Emilly disse ter na dela tbm! Realmente, no meu caso é apenas uma pele bem fininha! Porém, como vc disse o resultado final do meu desenho ja dá para notar que foi mesmo afetado, eu realmente vou precisar retoca-la, pois toda extenção do desenho apresenta falhas, como se a tinta não tivesse pego! Mas só dá para perceber de perto!
Gostaria de saber se preciso mesmo aguardar um mes para retoca-la, não sei se essa pelinha é fina demais para agredir novamente!

Obrigada!!

Zen! disse...

Então Márcio, realmente as perguntas se repetem e muitas delas dá pra perceber que as pessoa nem lêem o texto inteiro, mas ainda sim tento ajudar, por perceber que a área da tatuagem ainda está beeeeem carente nesse assunto. Muitas informações contraditórias, incompletas, etc...

Então, vamos ao seu problema... Seu tatuador deve ter usado a tinta Starbright II. O vermelho dela e seus derivados realmente andaram causando alergias em alguns pontos. Quanto ao alto relevo, suas tattoos terão isso para sempre. Vários fatores podem causar isso: falta de sono, stress, alimentação, para as mulheres aquele período menstrual mensal, enfim. Ela fica um pouco alta, depois abaixa, meses depois volta a acontecer isso... O que não está normal é o local estar dolorido. Isso realmente não está correto. De cara o que eu te aconselho é a passar a pomada NEBACETIn, ou alguma genérica dela. Ela além de cicatrizante tem antibiótico para combater alergias e pequenas inflamações.

O melhor seria vc me mandar uma foto da tattoo pra eu poder ter certeza do que está acontecendo. Se vc puder me mande o mais rápido possível, mas já pode começar a usar a pomada desde já...

Fico no aguardo,

Zen!

Zen! disse...

Oi Sá... Vc tem que aguardar mesmo. Afinal uma tatto é uma ferida e furar a ferida não dá né? Aguarde sem ansiosidade, pois ela é pra sempre, procure não compremeter o resultado final por não querem esperar...

Zen!

Thalys disse...

Zen, boa noite, fiz uma tatuagem hoje no braço, colocaram o plastico, só que ele saiu sem que eu percebesse e a camiseta grudou na tattoo, será que da algum problema ?

Obrigado, Thalys

Joana disse...

olá ^^
li o texto todo, inclusive imprimi-o porque vou fazer uma tatuagem daqui a 4 dias e quero que ela fique bonita. no entanto, vou faze-la onde se encontram os pêlos pubianos...
tambem li todos os comentarios e respostas, e a unica coisa q foi dito sobre este assunto foi q depilação nao pode ser feita com cera nos dois primeiros meses, apenas com lamina um mês depois. é MESMO necessario? o.o
se a depilação for feita com cera um mês depois vai MESMO comprometer o resultado final da tatuagem ou é apenas um risco a evitar?
e obrigada pelo post, ajudou-me imenso ^^
*

Anônimo disse...

meu nome é Paula fiz uma tatoo a 3 dias, usei o plastico somente 3 dias to usando uma pomada chamada Fibrose ela tbm e boa?

Zen! disse...

Olá Thalys, na verdade pode ter prejudicado sim, só que ainda é cedo pra sabermos... Tem que esperar os dois meses pra saber ao certo. A única coisa é, se vc continuar cuidando errado, a cada dia que passa ela vai perder um pouco mais da tinta, ou seja, não é pq começou errado que tem que ir errado até o fim, ok?

Zen!

Zen! disse...

Vamos lá, Leonardo.

Vc já cometeu um erro ao tirar, por conta prórpia, o plástico antes do tempo. Vc já viu alguém chegar no hospital com um corte e sair de lá com ele aberto? Sem nenhum curativo? Pra não abafar? Ehehehe... Nunca, não é mesmo. Esse papo de que tatuagem tem que respirar... Quem respira pela pele é sapo... Isso com certeza pode ter afetado o resultado sim.

Quanto a 'meleca', ela é bem normal... É um pouco de seus glóbulos, com pomada, suor e tinta. Fica uma gosma feia sim. Mas é normal...

Quanto a pomada não há nada melhor que Bepantol. Nem a genérica dela não tá legal... Os estúdios estão proibidos de vender qualquer medicamento, portanto o meu conselho é para vc passar pra Bepantol, ainda que vc tenha comprado uma pomada de vitamina E (que é cicatrizante)...

Valeu,

Zen!

Zen! disse...

Joana, não é risco não. Depilar sua tattoo antes de 2 meses, CERTAMENTE, comprometerá o resultado final dela... Aí é contigo, vc escolhe...

Zen!

Zen! disse...

Paula,

Ela é boa sim, porém a Bepantol é a melhor que existe. Fibrase tem antibiótico e é pra uso específico de cicatrização de cortes mais profundos... A Bepantol, além de cicatrizante é restauradora da pele... E é isso que seu corpo precisa, restaurar essa pele... Lembre-se de uma coisa, de todo o processo de se fazer uma tattoo, os cuidados são os que custam menos. Já que cuidar é o mais barato, não custa fazer direito, né?

Zen!

Joana disse...

então foi tentar resistir durante esses dois meses :p
só mais uma questão, eu moro em portugal e nunca tinha ouvido falar em bepantol. cá há uma pomada que se chama bepanthene que contém b5, é ok usar essa?

obrigada outra vez!

Maria Leticia disse...

Olá zen! parabens pelo blog! é muito bom!!
gostaria q vc me ajudasse por favor!
eu tenho uma tatuagem de estrela na nuca de mais ou menos 5x5cm! ela tem o contorno em preto e tem uma palavrinha em preto tambem, escrito no meio dela!
assim q fiz a tatuagem há 1 ano e meio +/-, me arrependi. Ficou torta, mal feita e me encomoda muito. Tentei tirar com laser mas fica muito caro e só fiz algumas sessoes. Pensei entao de fazer outra por cima dela. E estou querendo fazer uma florzinha por cima. Gostaria que vc me ajudasse qnto as cores. Será q se eu fizer o miolo em amarelo cobrirá a palavra que está em tinta preta, e se eu fizer as pétalas em roxinho cobrirá o contorno preto da estrela?? estou com medo de fazer e ficar pior do q já está =/
me dê alguma dica em relação as cores que eu posso usar!!! fui a um tatuador esses dias e ele me disse que vermelho nao cobriria o preto é verdade??
abraço, agradeço desde já!!!!

Zen! disse...

Olá Letícia... Na verdade o amarelo jamais cobrirá a tinta preta. Se vc tentar usá-la pra isso, vc vai virar escrava de retoques... O vermelho funcionaria muito mais pra isso. Dê uma olhada no meu blog nas tattoos de reforma.. Esses trabalhos são meus e por eles vc verá as melhores cores pra isso, mas com certeza não serão as cores claras como azul claro, verde claro, amarelo, laranja, rosa claro, enfim, tem que ser cor escura... Se vc me mandar uma foto da sua tattoo dá pra eu te aconselhar melhor, ok?

Qualquer coisa é só escrever...

Zen!

rizzo disse...

Olá! Legal suas dicas! parabéns! Eu fiz uma tatuagem há 7 dias em NY. Praticamente não inchou, não doeu nada e sangrou quase nada. Nem plasma saiu. Usei uma pomada que junta Vitaminas B e E, recomendada pelo tatuador. O que está me intrigando agora é que ela tem ressecado mas não saiu nenhuma casquinha! Comecei a hidratar há 2 dias com Bepantol. Qual sua opinião? Posso mandar um foto para vc avaliar? Para qual email?

Zen! disse...

Rizzo, mande uma foto sim pra este e-mail... È normal ela não soltar casca se vc usar o plástico, senão ela solta sim. Mande a foto que já te mando o que eu acho sobre isso, ok?

Zen!

Maria Leticia disse...

Poxa Zen, muito obrigada pelas dicas e por ser tão prestativo! vou fazer o seguinte, vou tirar uma foto da tatoo e logo te enviarei para seu e-mail, para que vc possa ver melhor e me ajudar mais uma vez!!!
abraço!!!

jannicinha disse...

oiee zen,

fiz uma tatuagem devem estar fazendo uns dois meses, vim pra fora do brasil e não tenho o contato com meu tatuador.
O tempo aqui é muito seco e minha tatuagem está coçando muito, usei uns dias hidratate normal nela pra nao coçar até achar a bapantol aqui, e agora estou passando ela.
queria saber se é normal essa coçeira depois desse tempo?
e acabei coçando ela durante e anoite e xegou a maxucar e ficar um pontinhu de sangue, e agora??

continuo passando o bepantol e espero ver no que dá? ela esta aspera também!

gostaria muito de sua resposta, que estou ficando preocupada já!

obrigada!

Zen! disse...

Então Janni,

O negócio funciona assim. Vc coçou e - com certeza - prejudicou o resultado final dela. Mas tem concerto.

Quanto ao fato dela estar coçando não é normal não, uma vez que a tinta é biorgânica, ela não dá reações assim (estou partindo do princípio de que vc fez sua tattoo num estúdio profissional). É normal uma tattoo coçar nos 15 primeiros dias e ela coça muito mesmo. Depois disso passa. O que pode ter acontecido é uma reação do hidratante (que foi totalmente errado seu uso). Isso sim pode acontecer.

Se já faz 2 meses que vc a fez, vc não precisa mais de Bepantol. Ela é pra ser usada nos 3 primeiros dias com o plástico (24 horas por dia) e nos 15 dias seguintes. Agora não precisa nem adianta mais, pois sua tattoo já fechou.

Esse pontinho de sangue também não é normal não.A menos que ele saia dois dias depois...

Faz o seguinte, me mande uma foto dela pra eu poder enxergar melhor o que está acontecendo. Outra coisa que vc ficou me devendo: aonde vc fez sua tattoo? No pé, nas costas, no pulso? Cada lugar cicatriza de uma maneira... mas ainda sism não é normal ela estar áspera...

Me mande a foto pra eu poder te ajudar melhor, ok?

Valeu...
Zen!

Mady disse...

Olá! Sou de Portugal e fiz a minha primeira tatuagem ha 4 dias! Tenho colocado a pomada bepanthene plus e colocado o plastico film mais à noite e em algumas situações durante o dia. A minha questao é a seguinte...hoje enquanto colocava a pomada a minha tatuagem tem uma casquinha muito fina que mesmo com cuidado sai um pouco quando coloco a pomada faz mal?:S a minha tatuagem é uma orquidea rosa, laranja e amarela no fundo das costas. obrigada

Madalena
PS: O blog é muito bacano!

Mady disse...

Esqueci de dizer como cuido dela...lavo com agua e sabonete glicerina a tatuagem e logo em seguida coloco a pomada 3x ao dia. A pele que sai nao tem tinta nenhuma, alias nunca saiu tinta nem mesmo no segundo dia!

Madalena

Zen! disse...

Oi Madalena,

Na verdade a gente já consegue perceber algumas falhas nos seus cuidados. Não se deve lavar nos 3 primeiros dias com sabonete e sim com água apenas. Depois do terceiro dia, aí sim, pode se lavar normalmente. O plástico também tem que ser nos 3 primeiros dias, mas o dia todo... 24 horas por dia... É ele quem vai te manter livre de bactérias e impedir que ela forme cascas mais grossas... Mas agora já foi...

Quanto a pele fina é normal sim. Ela solta uma pele como um descascado de sol... As vezes ela sai na cor da tinta, as vezes não. Mas é normal sim...

Qualquer coisa diferente que vc perceber, pode escrever de novo, ok?

Zen!

Mady disse...

Muito obrigada pela resposta que foi bastante rápida. de todos os sites que visitei o seu foi sem duvida o mais completo.mesmo assim com o erro de ter lavado com glicerina nos 3 primeiros dias ela esta com optimo aspecto, nao tem qualquer perda de tinta nem do traço. espero que depois da cicatrização nao tenha nenhuma consequencia. por acaso quem me tatuou foi um portugues do brasil mas nao sei de onde ao certo. ate que lhe mandava a minha tatuagem mesmo apos ter feito e no dia seguinte para analisar.como posso fazer?

obrigada
Madalena

Zen! disse...

Mady, está tudo bem com sua tattoo. Pelo que pude ver ela está cicatrizando normalmente. Continue com os cuidados corretamente. Como te disse essa pele fininha que solta é normal sim. Qualquer coisa é só escrever...

Zen!

Anônimo disse...

Olá Zen,será que vc pode me ajudar? Já tenho 02 tattos, agora fiz uma terceira tattoo há uns 12 dias e tive uma cicatrização muito difícil..saiu uma casca grossa uma vez...agora está saindo de novo...estou passando bebantol, usei o filme por 03 dias...agora os poros da pele que está pintada estão brancos e dilatados, será que está havendo uma reação alérgica?

Obrigada,

Andréia!!

Fabiana disse...

Olá
fiz minha primeira tatuagem a um ano...mas no processo de cicatrização eu retirei apenas um tikinho da pele(sei q naum podia,mas na agobação...)ai ficou uma parte esbranquiçada...ja retoquei duas vezes e a parte esbranquiçada de onde tirei a pelinha,continua la...
minha pele eh morena...li aki q tem probabilidade de ficar mais opaca q a pele mais branquinha...

gostaria de saber se tem como corrigir,indo em outro tatuador,ja q o meu disse q essa parte escranquiçada,eh pq eu tenho uma pinta ali(axo q ele viajou...)

aguardo resposta
obrigada!

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna disse...

Oi Zen

sou a Anna
e li tudo!, fiz minha tattoo ontem e as recomendações do meu tatuador foram as mesmas do seu blog, mas estou com um dúvida
o álcool atrapalha a cicatrização ou tem algum efeito na tatuagem?? eu não estou bebendo por via das dúvidas mas gostaria de sabre se posso.

obrigada

Zen! disse...

Andréia, se vc fez com um profissional, acho difícil ser uma reação alérgica... O que pode estar acontecendo é ulgum tipo de irritação devido ao plástico. Isso é coomum e não afeta o resultado final não... Quanto a dilatação isso é para sumir nos 3 primeiros dias. Como vc a fez há 12 dias, não é normal não... Se vc puder me mandar uma foto de como ela está fica um pouco mais fácil pra eu analisar, afinal, se vc usou o plástico durante os 3 primeiros dias, 24 horas ao dia, não lavou com sabonete nem nenhum produto químico, ela não pode formar cascas e sim essa pele fininha... Veja se teve alguma parte do processo que vc não cuidou corretamente... Continue com os cuidados corretos e se puder me mande a foto, ok?

Zen!

Zen! disse...

Olá Fabiana, não acho que seja pinta no seu caso não. Aliás nem acho que possa ser pelo fato de vc ter puxado a pele, afinal se fosse isso, no retoque esse problema já teria sido corrigido. Se vc puder me mande uma foto dela pra eu poder ver exatamente o que está acontecendo. Sem ver não dá pra eu te dizer nada com mais certeza, ok?

Fico no aguardo...

Zen!

Zen! disse...

Oi Anna, pode beber sim. O álcool não atrapalha a cicatrização não... Só os alimentos que está aqui no blog é que podem te dar mais trabalho, ok?

Zen!

Anônimo disse...

Olá Zen meu nome é Mauricio,suas dicas são muito boas,porem tenho uma duvida,eu fiz uma tatoo sexta feira passada na panturrilha,porem minha panturrilha tem cabelos(o tatuador raspou esses cabelos antes de fazer a tatoo,queria saber se eu posso raspar esses cabelos frequentemente para que a tatuagem seja melhor vista?se eu raspar corre o risco dela apagar ou clarear?

Obrigado.

Luiz Carlos disse...

E ae zen,blzinha?eu vou fazer uma tatoo na terceira feira,porem na quarta eu farei uma viagem de 14 horas de onibus,como devo proceder quanto ao curativo que deve ser feito todo dia?devo fazer ele normalmente antes de viajar e assim que chegar em casa refazer?

Valeu!

Zen! disse...

Na verdade Maurício vc pode raspar sim, mas somente após 2 meses. Antes disso não. Depois sim e não atrapalha em nada não... Valeu...?

Zen!

Zen! disse...

CAro Luiz, dê uma lida no texto dos cuidados no meu blog e - quanto melhor vc quiser o resultado de sua tattoo - melhor vc deve cuidar dela durante a cicatrização, ok? Não importa se vc está viajando ou dormindo ou correndo. Os cuidados são sempre os mesmos...

VAleu?

Zen!

Zen! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Olá Zen, por favor gostaria de saber se é normal depois de 2 dias ficar ao redor da tatoo uma cor meio amarelada..... bem fraquinho. a cor da tatoo é preta.... Obrigada!!!!

Zen! disse...

Ana, normal não é não... Se vc puder me mande uma foto dela pra eu ver o que pode estar acontecendo, ok?

Zen!

barbwire disse...

Olá, Bom dia fiz uma tattoo acima do tornozelo a apanhar o peito do pe.
É normal me dar de vez enquando umas picadinhas e sensação diferente da outra perna e pé, e um pouco de comichão?
Onde tá a inicial do meu nome no peito do pé ta um pouquinho de nada arrosado e com uma borbulhinha pequena é normal???
Fui a um tatuador com higiene e tudo que conheço.

Adorei o seu texto.
Bjos,

Carla

Zen! disse...

Na verdade Carla não tem como te responder sem saber há quanto tempo vc fez... Faltou vc me dizer isso. Se puder me mandar uma foto dela dá pra eu te ajudar melhor, mas se não der só me diga há quanto tempo sua tattoo foi feita, ok?

Obrigado pelo elogio ao blog...

Zen!

vania disse...

ola,parabens pelo blog,é o seguinte ,fiz uma tattoo a 3 dias no barço no sitio do musculo ,segui todas as recomendaçoes que sao pareçidas com as suas ,mas gabhei febre e ainda continua e o braço inteiro doi muito ,é normal?
obrigado e aguado resposta sua

Zen! disse...

Olá Vânia, realmente não é normal não. Pode até ser um pouco normal vc ter febre no local da tattoo, mas não no corpo, e ainda sim, a febre é só no primeiro dia. Acho que o melhor pra vc seria ir ver um médico pra ver o que pode estar ocorrendo, ok?

Zen!

buxunhunhem disse...

Oi Zen parabéns mesmo pelo site!!

Olha, fiz minhas primeiras tatoos(duas pequenas) hoje a tarde. Meu tatuador disse pra eu usar o film por 4 dias com a pomada que no meu caso por eu ter alergia me indicou a genérica da Nebacetin. Depois usar somente a pomada reaplicando sempre até completar 15 dias da tatuagem, depois hidratar sempre com um hidratante comum. Ah! e lavar com sabão normal não esfregando, é claro.. mas desde agora. Não me banhar em praia, piscina e etc.. acabei de tomar um banho "de cabeça" rsrs, e só depois encontrei seu site dizendo quase que tudo ao contrário..
E aí?! que dúvida eu estou né...

Na sua opinião que danos eu posso trazer pra mim ou pra minha tattoo??

Zen! disse...

Então, venho estudando muito os cuidados pós tattoo, por perceber que essa é uma área onde os profissionais são muito incompletos. Agora, não estou aqui pra desdizer ninguém. Vai de vc como vc quer cuidar. Não posso te falar que ele está certo ou errado, pois nem conheço quem te tatuaou, né?

Se quiser dê uma lida no texto do meu blog. Tatuo há mais de 7 anos e realmente estudei pra isso pra escrever o texto, mas vai de vc como vc quer cuidar da sua tattoo... Como te disse não vou desdizer ninguém...

Quanto aos danos pra vc não acredito que tenha nenhum, agora pra sua tattoo é esperar os dois primeiros meses pra ver como ela fica, ok?

Valeu,

Zen!

Anônimo disse...

Oi Zen...
Li o texto q colocou. E gostaria de tirar uma dúvida...
Fiz minha tatuagem na quarta feira a tarde... um cavalo alado nas costas um pouco maior que a mão inteira; o meu tatuador indicou os 3 dias do uso do PVC e a pomada Bepantol. Porém sou muito alérgica e já pus todos espaladrapos possíveis que sejam anti-alérgicos, mas minha pele chega a estar machucada e arranhada da reação alérgica que esta dando. A tatuagem em si, não coça e nem esta com casca. Já se tem 2 dias do uso do PVC, será q teria problema eu não por mais a partir de já?
Aguardo respostas o mais rápido possível.
Gabriela Smith

Zen! disse...

Gabriela, bom dia...

90% de quem se tatua tem problemas de reação, quando não do plástico, do esparadrapo. Eu mesmo tenho esse mesmo problema... Eu não te aconselharia a tirar o plástico um dia antes. Vc disse que sua tattoo não coça, nem forma cascas. Isso não está a contecendo por causa do plástcio. Se vc tirá-lo, aí sim irá formar cascas e começar a coçar... O que eu aconselho aos meus clientes é colar o esparadrapo cada vez em um lugar diferente, alternando o tamanho do plástico. Isso vai deixar sua pele um pouco irritada sim, porém essa irritação sairá em poucos dias. Se vc danificar o resultado da sua tattoo, ela sim é para sempre... Aí é vc que escolhe: ter um pouco de trabalho com essa fita nesses primeiros dias, ou arriscar comprometer o resultado dela... E ter que retocá-la. Detalhe, se vc tiver que retocá-la, vai ter que usar o plástico tudo de novo...

Qualquer coisa é só escrever, ok?

Zen!

Anônimo disse...

boa tarde
eu fiz uma tatoo à uma semana e apareceram 3 borbulhas na tatoo, so que eu nao sei s é picada de bixo ou não.
que aconselha?

Zen! disse...

Na verdade não dá pra aconselhar nada sem ver o que está acontecendo. Um conselho eu te dou, não exprema... Deixe que ela estora sozinha, ok?

Zen!

priscila disse...

Oi Zem!
Eu gostaria de saber se tem algum problema de n usar o plastico, mas eu to passando a pomada(bepantol) todo dia e toda vez q seca eu passo e n como esses alimetos q vc falou no seu blog e n to tomanod sol tbm a unica coisa q n fiz foi colocar o plastico, pq o o tatuador so fez perguntar se eu trabalhava e se saia como eu tava em casa ele disse q n precisava usar e q quando formasse a casca era pra deixar ela cair sozinha e depois de ler suas informacoes eu fiquei com medo
pq ta fazendo uma casca em algumas partes da tattoo e so tem 6 dias de feita e ja ta cosando muito.
e ja tinha feito 1 nas costas pequena e o tatuador tbm n falou em usar plastico durante 3 dias mas ficou otima a tattoo depois de cicatrizada mas agora é pior fiz uma na perna e grande.
Obrigada pela atencao e aguardo sua resposta!

priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zen! disse...

Na verdade, Priscila, não tem como saber o quanto que sua tattoo foi prejudicada pela falta do plástico e - principalmente - pela formação de cascas... Cada pedaço de casca cai com uma quantidade de tinta, o que acaba falhando a tattoo... Era nos anos 70 que se acreditava qua ela tinha que formar cascas...

O plástico é exatamente para impidir que sua tattoo forme cascas. Além de te manter longe de bactérias. Por isso se usa o plástico inclusive durante o banho nos 3 primeiros dias, até por causa do sal dos produtos de higiene no banho...

Uma coisa é certa: com certeza vc influenciou no resultado final dela, porém, precisa-se saber o quanto e pra isso, tem que se esperar os dois primeiros meses...

Valeu? Eu te aconselho a seguir os cuidados como está no meu blog, afinal, tem vários médicos me acessorando nesse texto, ok?

Zen!

isabelle disse...

oi zen, fiz minha tatuagem a quatro dias sem contar com o dia feito, ela já está coçando e com casquinhas nela toda, só que ela esta tipo rachada nao sei, quando passo a pomada a casquinha tipo mexe como se fosse sair sabe?
vai demorar quanto tempo para ela sair por completo? uso o film duas hrs por dia e antes de dormir.. e uso bepantol.. beijoss

Catarine disse...

Olha fiz minha tatuagem dia 2/10/2009 bem eu amei minha tatto mais ele ficou bem mais clara do que eu esperava e criou feridas formou cascoes e quando caiu ficou a marca branca falhando a tatoo. Com quanto tempo eu possa retocar? Sendo q ja tem 20 dias q eu fiz.?

Zen! disse...

Oi Catarine,

Na verdade vc já pode retocá-la, só que se vc não cuidar dela certinho, tudo isso vai acontecer de novo, ok?

Zen!

Zen! disse...

Oi Isabelle, dê uma lida no texto dos Cuidados Pós Tatuagem no meu blog, pois vc está cuidando beeeeem errado.

Essa pele - com certeza - vai cair com mais tinta do que deve cair e pode, veja bem, eu disse pode prejudicar o resultado final de sua tattoo. Na verdade será uma sorte se não prejudicá-la...

O plástico são por 24 horas... Durante os 3 dias iniciais... Senão aparece esse rachado mesmo... E ele demora mais uns 3 dias pra cair...

Abraço,

Zen!

rivellato disse...

ola zen
mt bom msm esse seu texto cara me explicou tudo que eu precisava parabens.
Cara eu fiz uma tatuagem que deve precisar de umas tres sessoes vi que o minimo a esperar eh pelo menos 20 dias so que minha tattoo eh na perna onde tenhu bastante cabelo e vao crescer com essa espera de 20 dias gostaria de saber se eu ter q raspar em cima dela eu va prejudicar muito o resultado final??
att Daniel!!!!!

Zen! disse...

Deixa que o tatuador raspa na hora da próxima sessão. Vc nãopode raspá-la até que ela cicatrize...

Zen!

allan disse...

fis uma tatoo a treis dias e onde foi meu niver e comi frango asado e tomei cerveja . e hoje quando olhei pra tatoo ela tava com pus isso é muito serio ? eo oq devo fazer desde já obrigado abs

Zen! disse...

Antes de mais nada volte ao lugar aonde vc tatuou. Pus não é nada normal não... Se lá vc não sentir firmeza, procure um dermatologista, pois isso nãoé nada bom... Se for pus realmente. Não se squeça que pus dói e cheira mal...

Zen!

Anônimo disse...

Zen fiz minha tatoo faz uns 15 dias,mais so passei a pomada uns 5 dias e so usei o plastico 1 dia começou a descascar 4 dias depois um pele fininha,ela ta com uma cor bonita...sevo voltar a passar a pomada ou não?

vlw

Thaís

Luiz Filipe disse...

Zen, não é a primeira vez que eu procuro o teu blog pra tirar uma dúvida, e como a tua resposta a minha duvida anterior foi muito satisfatória aqui estou eu outra vez, a questão é a seguinte:
Eu pretendo , de dentro de poucos dias fazer uma tatoo genital , jah consultei um dermatologista , procurei um tatuador de confiança. Mas eu não sei por exemplo se a tatoo poderia apresentar alguma deformação,ou perda da qualidade da cor ou do desenho durante uma ereção ou algo do tipo, vc poderia me dar alguma informação a respeito?

Zen! disse...

Thaís, com certeza. Leia o texto no meu blog que lá está te explicando tudo certinho, ok?

Zen!

Zen! disse...

Olá Luiz,

A tattoo genital é proibída por lei. Exatamente pq não fica boa e pq pode sim danificar o membro,q ue é um corpo cavernoso repleto de veias... Inclusive a feminina também apresenta problemas e é proibida. O CRM (Conselho Regional de Medicina) não aprova e nem permite. É claro que há tatuadores que as faça, afinal em qualquer profissão temos bons e maus profissionais... A gente tem médico que amputa a perna errada, não é mesmo? Pq não vamos ter tatuadores que façam isso, ainda que seja ilegal... Assim como tatuar debaixo da unha, a cartilagem da orelha, dentro da boca... Todos esses lugares são proibídos pelo CRM.

Mas vamos responder sua questão. Pra essa tattoo ficar boa vc tem que estar com o membro ereto durante a sessão (Imagina se deve ser fácil, heim?), senão não dá. Após fazer a tattoo, quando ele não estiver nessa condição, logicamente o desenho fica completamente deformado.

Quanto as cores, por ser um lugar de muito atrito, vc sempre irá precisar de um retoque. De tempos em tempos...

Agora é contigo, quer fazer, procure um profissional adequado. Nem te digo um bom profissional, pois bons são os que trabalham dentro da lei.

Abraço,

Zen!

André disse...

olá zen parabéns pelas dicas!
bom o meu caso é o seguinte,fiz uma tatoo no meu cotovelo inteiro que pega um no meu ante-braço sabado dia 2,eu só usei o plastico durante o primeiro dia,no fim da noite lavei com agua corrente pra tirar o excesso de tinta e fiz isso no dia seguinte e só,estou passando a pomada bepantol durante duas vezes ao dia ou quando coça muito,já começou a criar casca fina e grossa,bom essa é minha primeira pergunta:é normal criar algumas casca grossas?a segunda pergunta é:é normal após uma casca sair o contorno(das linhas de tinta preta)ficarem meio brancas?tipo as linhas pode voltar a ficarem mais escuras pois eu sou muito branco nesta parte onde eu fiz a tatoo!

bom agradeço a voce sobre essas dicas e parabens!!!!

Zen! disse...

Oi André... Obrigado pelo elogio ao blog...

Cara, não é normal criar cascas a menos que vc cuide mal de sua tattoo, como foi o seu caso. Uma coisa é certa. Vc comprometeu o resultado final da sua tattoo e não, ela não volta aonde clareou não. Aliás, a tendência é que ela clareie ainda mais, até o final de 2 meses... Achoq ue o melhor pra vc agora é esperasr ela cicatrizar (Pelo menos uns 30 dias) e retocá-la. Sóq ue se vc continuar cuidando dela dessa maneira bem errada, vc sempre terá problemas com sua cicatrização, ok?

Qualquer coisa é só escrever...

Zen!

André disse...

Olá zen novamente estou aqui pra voce tirar mais uma dúvida minha,Eu vou dia 26 terminar a minha tatoo nesse prazo que fiz a minha anterior é de mais ow menos um mês,eu posso entao pedir ao meu tatuador para fazer alguns retoques (nas partes que ficaram um pouco branca)isso tem algum problema na cicatrizaçao?

eu fazendo a proxima agora vou tomar os devidos cuidados!

e só mais uma pergunta zen,Eu posso lavar minha tatoo normalmente no banho,tem algum problema?

zen muito obrigado!!!e novamente parabéns pra voce!!!!

Zen! disse...

Oi André, pode sim retocar. Depois de 20 dias já dá pra mexer nela. Como a sua faz um mês vc pode mexer sim...

Vc não pode lavar sua tattoo nos 3 primeiros dias. Qualquer dúvida leia o texto Cuidado Pós Tatuagem no meu blog que lá está explicando o porquê vc não pode mexer nela, ok?

Valeu?

Zen!

BRUNA disse...

OLA ZEN....
GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO TENHO QUE ESPERAR PARA FAZER BRONZEAMENTO ARTIFICIAL.....

OBRIGADA

Anônimo disse...

oi,zen tudo bem adorei seu blog foi muiito bem feito principalmente aos cuidados q tem q ter com a tatuagem!
entaum minha duvida éa seguinte posso lavar minha tatuagem apos o quarto dia com sabonete normal e com agua morna do chuveiro?
obs:pois dizem q a agua morna do chuveiro nao é muito recomendado nao mais sim agua fria bom sei lá me responde ai !

Zen! disse...

Oi Bruna, 2 meses. Esse é o tempo pra se poder bronzear...

Qq dúvida dê uma lida no texto completo no meu blog que lá te explica tudo certinho, ok?

Zen!

Zen! disse...

Pode lavar sim. Só não pode nos 3 primeiros dias, depois tudo bem...

Zen!

Anônimo disse...

Boa Tarde! adorei o blog.. ouso dizer q eh o mais completo q jah vi relacionado ao assunto..
hoje fazem exatamente 9 dias q fiz minha primeira tatoo, tem uns 2 dias q iniciou a fase da coceira irritante.. mas estou segurando a onda legal.. usando bepantol e o plástico (meu tatuador recomendou usar por 15 dias o plástico) mas a famosa casquinha naum surgiu ainda, ao invés disso alguns lugares da tatoo começaram a despelar aos poucos, e a pele sai com um pouco d tinta.. percebo q a tatoo tah ficando meio transparente (a ponto de conseguir ver a minha pele), tipo, a parte pintada tah clarinha, naum tão forte qt antes, ela vai ficar assim? ou volta a ficar coma cor viva após a cicatrização? já estou angustiada achando q vou precisar retocá-la.. desde já agradeço a atenção e a resposta.

Neto - Alagoas disse...

Boa noite Zen! gostei muito do seu blog, seu texto é muito completo, porém, no campo destinado as dúvidas observei que ninguém perguntou sobre a proibição ou não em fazer tatuagem para quem tem quelóide e a minha dúvida é exatamente essa, sou louco pra fazer uma tatoo fechando a minha perna, no entanto tenho quelóide e todos me alertam que vai ficar horrível se eu me tatuar. Queria saber a sua opinião sobre o assunto, já que pelo seu texto percebi q vc tem muita experiência na área.
Desde já agradeço,
Neto - Alagoas.

Anônimo disse...

oie...zen adorei seu blog muito bom mesmo!=D
entaum hoje faz 6 dias q fiz minha tatuagem e como meu tatuador recomendou fikar 5 dias com a proteçao eu fikei so hoje fui tirar o plastico e ja começou a sair casquinha com tinta e a cor onde taava forte agora ta bem clarinha fika assim sempre ow volta akela cor linda em? ..e ja q eu nao posso usar protetor solar essas coisas por 2 meses eu ekria saber se eu posso sair na rua a tarde pra ir no mercado ,anda,casa de amigas etc...so com a pomada sem o plastico e sem camiseta por cima ee se for so com pomada tem q passar muita pomada pra nao seca ow so uma camada
brigadao beijos
obs:meu nome é carol valews!

Zen! disse...

Pois é... Nunca ouvi um tatuador recomendando 15 dias de plástico. É muito tempo, por isso sua tattoo está tão esbranquiçada. O que os médicos dermatologistas recomendam são 3 dias de plástico, não mais que isso. Agora é contigo. Vc decide o que fazer. Eu recomendo apenas 3, depois disso apenas pomada, sempre. Sua tattoo não irá formar cascas e é bem normal essa pelinha que sai com tinta...

Qualquer dúvida é só escrever, ok?

Zen!

Zen! disse...

Neto, obrigado por ter gostado do blog...

Vamos lá... Cuidado com a boca de quem não entende nada. E brasleiro é o rei em achar que entende de tudo. Uma tattoo NUNCA atinge o ponto da quelóide. Eu disse NUNCA!!!!!!!!!!!!!!! A menos que vc a faça com quem não é profissional. Vai por mim. Eu tenho uma quelóide super alta e minhas tattoos são lisinhas...

Mande seus amigos pararem de falar sobre oq ue não entendem. Ehehehehehehehehehehehehehhe...

Quanto a sua pele. MAnda bala. Pode tatuar sem problemas que a quelóide é quando se atinge uma camada da pele mais profunda do que a que a tattoo atinge, ok?

VAleu?

Zen!

Zen! disse...

OI Aracelly, vamos lá...

Tem alguns erros no que vc me escreveu que posso te ajudar. Pra começar espinha NUNCA é causada por suor...Seria o primeiro caso no mundo, tenho certeza.

Segundo o que vc está tendo pode ser uma reação ao uso excessivo de plástico. O que os médicos dermatologistas, além de nós profissionais da área, indicamos é o uso por 3 dias, durante 24 horas ao dia, trocando 3 vezes ao dia... Somente isso.

Outro eero comum é lavar sua tattoo com Protex nesses 3 primeiros dias. Se vc der uma lida na fórmula do Protex, ele contém sal, o famoso cloreto de sódio, em sua fórmula. E passar qualquer coisa que tenha sal em uma ferida, e uma tattoo é uma ferida, não é nada aconselhável.

Uma coisa eu te falo: jamais exprema essa espinha que junto a ela vc irá expelir tinta, ok? Deixe que ela seque sozinha.

No mais siga os cuidados como está em meu texto e boa cicatrização...

Zen!

Zen! disse...

Oi Carol, na verdade o sol da rua, se for menos que 10 minutos, não prejudica. Vc não deve aplicar uma camada grossa de pomada e só isso. Ao contrário, leve a pomada contigo e conforme ela for secando, passe uma camada, massageando-a levemente, ok?

Quanto a ela ficar clarinha ou não não temos como dizer isso ainda, mas um pouco dessa claridade é pq ela está sempre molhada com a pomada...

Valeu?

Zen!

Anônimo disse...

Aê Zen! Blz?

Li todos os textos sobre tatuagem do seu blog. Muito bom mesmo! Parabéns pela iniciativa.

Ontem eu fiz minha primeira tatuagem no meio das costas logo abaixo do pescoço. Já cometi o primeiro erro porque bebi álcool ontem, mas agora não adianta reclamar.

A minha dúvida é a seguinte, o meu tatuador falou que em vez de Bepantol eu deveria passar Fibrase, Fibrinase ou Fibrabin na minha tatuagem, o que você acha disso? Eu percebi que esta pomada não tem Vitamina B5 na composição.

Outra coisa, ele me aconselhou a lavar a tatuagem com Protex. Já fiz isso logo depois da primeira remoção do filme. Devo voltar a fazer isso somente depois do período de 3 dias?

Vlw pela ajuda!

Wagner

Zen! disse...

Olá, como está em meu blog Protéx tem sal na fórmula, por isso não aconselho vc a usá-la...

Não existe pomada melhor que a Bepantol... E não sou eu quem isso, são médicos dermatologistas...

Agora é contigo...

Abraço,

Zen!

Lola disse...

olá, fiz uma tatoo ano passado, mas não recebi essas recomendações ( fiz em um estúdio conhecido em BH ). Om tatuador me mandou usar o plastico uma semana e a pomada 10 dias...minha tatuagem ficou borrada, as letras juntaram ( é a palavra breathe no pulso ) você acha que foi por falta dos cuidados?

Zen! disse...

Oi Lola, se vc puder me mandar uma foto de como ela está posso te dizer melhor o que está acontecendo.

Mas uma coisa eu te digo: não foi erro seu nem falta de cuidados que fez isso...

VAleu?

Zen!

Anônimo disse...

oi,zen depois dos 15 dias de uso da pomada eu ja posso sair sem proteçao e posso passar protetor solar ?

Zen! disse...

Pra que protetor se vc não pode tomar sol de jeito nenhum????

Valeu?

Zen!

Anônimo disse...

entaum ........depois de quanto tempo eu posso sair no sol e passar protetor ?

janabuiz disse...

Oi, foi bem esclarecedor o texto, e a duvida do pessoal já ajudou a tirar uma minha como a do suor, já que jogo futsal e tals.

Mas continuo com uma duvida, o meu tatuador entre todos os outros cuidados disse que deveria lavar com sabão neutro e agua corrente.

Estou fazendo isso no banho e na troca do plastico, eu lavo normalmente. Pode causar algum problema isto!?

Faz 3 dias que a fiz,e no lavar no primeiro dia saiu a tal pelezinha com pouco de tinta, agora não ta saindo mais nada, a tinta tambem não esta sendo mais expelida.

PODE AFETAR O RESULTADO OU NÃO?

Abraços.

Tiago disse...

Bom, primeiramente não tem como não parabenizar pelo texto. Com certeza o melhor que achei. E olha que olhei vários...
Fiz uma tatuagem na panturrilha na noite de sexta. Hoje é domingo.
Eu já cheguei do estúdio bem tarde, ele pediu pra eu esperar 1 hora e depois lavar com um sabonete neutro, passar bepantol, colocar o plástico PVC e depois eu poderia dormir.
Minhas dúvidas são: estou lavando com sabonete PROTEX. Escolhi esse por ser um antibacteriano. Mas acho que ele contém sal. Posso ficar com esse ou troco por um sem sal?
Outra dúvida é que eu acordei ontem no sábado de manhã com bastante tinta no plastico. Eu li que é normal sair uma pele na cor da tinta... mas achei que era tinta demais. A tatoo continua escura, mas tem risco de ter saído mais do que deveria? Eu dormi com a panturrilha encostada no colchão, com o plastico PVC protegendo.
E minha terceira e ultima dúvida é sobre o plastico. Ele disse pra eu usar só pra dormir ou sair de casa. Só tenho usado pra dormir, mas vejo vc defendendo usar direto. Será que esse dia inteiro (sábado) sem o plastico pode afetar de alguma maneira negativa o resultado final? Ou ainda não deu tempo para isso? Comecei a usar hoje, domingo, direto.
Muito obrigado e parabéns mais uma vez.
Abraço!

Zen! disse...

Olá, com certeza tudo que vc faz interfere no resultado da sua tattoo, inclusive isso. Agora é torcer e ver o quanto isso atrapalhou. pode ser que seja pouco, ou não. Só não tem como ter certeza antes dos dois meses de cicatrização, ok?

Zen!

Zen! disse...

Oi Tiago, se vc ler os componentes do Protéx, vc vai ver que o último item é o Cloreto de Sódio, ou seja, sal. Por isso os dermatologistas (não sou só eu, os médicos também) mandam não lavar com nada. Vc não pode lavá-la nos 3 primeiros dias, depois pode lavá-la normalmente...

Risco de ter saído mais tinta do que deveria tem e muito.

Com certeza tudo que vc faz interfere no resultado da sua tattoo, inclusive o Protéx e o plástico errado. Agora é torcer e ver o quanto isso atrapalhou. Pode ser que seja pouco, ou não. Só não tem como ter certeza antes dos dois meses de cicatrização, ok?

Zen!

Tiago disse...

Obrigado pela resposta Zen. Vou seguir tudo da maneira como você escreveu.
A minha maior preocupação é se saiu mais tinta do que deveria. Tem a possibilidade de toda aquela tinta que estava no plástico pela manhã, ter sido apenas o excesso normal que a pele tenha expulsado e não ter afetado a tatuagem no futuro?

Zen! disse...

Tiago,

Tem essa possibilidade sim... Ela de fato solta bastante tinta na primeira noite. Mas como eu te disseainda é cedo pra sabermos... Valeu?

Zen!

João Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Paulo disse...

Fiz minha tattoo, na quarta -feira dia 02/12/2009, meu tatuador uma dos melhores da minha cidade me aconselhou a usar o plastico apenas 1 hora e não usar nos demais dias, apenas apartir do 2° dia usar a pomada bepantol, agora faz 15 dias que fiz ela a casca esta caindo, (quase totalmente sem casca já), e noto que ela esta ficando muito clara, li en alguns sites que isso pode ser normal mas ela esta muito clara, isso é normal?
(estou tomando todos os cuidados necessarios, não sei o que pode estar occorendo, minha tattoo é no tornozelo e na cor preta)

João Paulo disse...

Ahh e outra coisa estou indo para a praia dis 26/12, vai fazer um pouco menos de um mes, é aconselhavel pegar sol já com esse tempo de cicatrizção que teve?

Zen! disse...

Olá João, dê uma lida no texto inteiro sobre os Cuidados Pós Tatuagem no meu blog que lá está explicando tudo o que vc já errou com sua cicatrização e - pelo que vi sobre sua ida para a praia - tudo o que vc ainda vai errar. Com certeza vc comprometeu todo o resultado de sua tattoo, desde o início. Ah! E abandone esses sites que dizem que isso é normal pois está tudo errado. Pra começar que sua tattoo NÃO pode formar cascas, ok? Se formar é pq não cuidou direito. Lembre-se: as cascas que vão caindo, cada uma cai com uma quantidade de tinta. Isso deixa seu desenho todo falhado.

Leia lá com atenção e veja o que dá pra salvar ainda, embora eu ache que já ferrou tudo...

Abraço,

Zen!

Luanne disse...

oi Zen como vai? Fiz minha tatuagem tem uma semana, as cascas ja cairam mas ainda coça muito. É normal ou posso estar desenvolvendo um processo de alergia?

Zen! disse...

Oi Luanne, dê uma lida no texto no meu blog que fala dos cuidados que lá vc vai ver que é bem normal, ok?

Zen!

Anônimo disse...

Olá!!! Tudo bem?!
mu problema é o seguinte fiz uma tatoo no pé à 1 dia e meu tatuador disse k devo lavar todos lava-la todos os dias com sabonete anti-séptico ( como vou lava-lá se devo evitar o contacto com a agua durante a cicratização???)
na minha tatto tem tm aparecido umas manchas de lado meu esbranquiçadas à que se deve isso??

Zen! disse...

Olá, dê uma lida no texto cuidado pós tataugem no meu blog que lá está explicando certinho o pq vc não deve lavá-la, ok? Quanto as manchas podem ser várias coisas. Se der, me mande uma foto pra que eu veja, senão fica difícil saber o que pode ser...

Valeu?

Zen!

Laura disse...

Olá Zen,
fiz uma tatuagem à 6 dias e o tatuador me recomendou usar Fibrase e o filme por 3 dias mas pelo o que vc diz que é recomendado por médicos é usar a bepantol então posso mudar o uso dela agora? A minha tatuagem está saindo casquinha com tinta, pelo o que eu entendi isso é normal mas pode causar problemas no resultado final, é isso msm? Outra dúvida, vou para a praia daqui à 5 dias mas como não gosto de ficar no sol penso que posso me proteger com uma blusa e protetor fator 60 né?

desde já obrigada e parabéns pelo texto!

Ligia disse...

Olá!!!

Sobre o uso do plástico, tenho uma dúvida. Para trabalhar uso uma blusa que cobre a tattoo, nesse caso é bom deixar com o plástico, né? ( a tattoo tem uma semana)

obrigada!!!

Zen! disse...

Oi Laura, a última coisa que sua tattoo precisa é de praia. Nem sol, nem mar... Aí é contigo. Quanto a casquinha se ela vai prejudicar ou não o resultado de sua tattoo depende da grossura dessa casca... Se ela for fina é normal sim, se ela for um pouco mais grossa vc errou em alguma parte dos cuidados e aí ela pode prejudicar sim...

Quanto a Bepantol pode mudar pra ela sim, ainda não inventaram pomada melhor que ela para cicatrização de tatuagens, ok?

Zen!

Zen! disse...

Oi Ligia, não precisa mais de plástico não. O que vc tem que fazer é olhar sempre sua tattoo e ao preceber que ela está secando, passar mais uma camada de Bepantol. Como vc já está sem o plástico passe uma camada fina e massageie bem, senão sua roupa tira tudo...

Valeu?

Zen!

Rebeca disse...

Olá Zen, me esclareceu muito seu post!...

olha vc como tatuador vai kerer me bater.. rsrs...

Eu fiz minha tattoo dia 17 de dez, a 17 dias atras, era um quinta feira, quando chegou no domingo viajei para o rio, e dia 26 fui pro bonito no MS. E meus cuidados foram:
-Usei pomada betantriz (já sei q a indicada é a bepantol)
-Tampei do sol quando estava no RJ e usei protetor fator 50 todos os dias, tanto no Rio como em Bonito. E Evitei agua do mar nos 5 primeiros dias, mas em Bonito não teve jeito!

Enfim eu Coçei quando num era pra coçar, e ajudei na retirada da casquinha (=/), Percebi agora algumas falhas, mas talvez eu seja um pouco sortuda, pq ela ainda está bem viva e pretona. Mas agora coça muito e dps do seu post ainda num coçei nenhuma vez hehe..
E tem outra coisa, em Bonito tem mto inseto e levei pelo menos 4 picadas em cima da tatuagem o q tem piorado na coçeira. Tomei polaramine hj. Vc tem alguma indicação para meu caso? Estou usando nebacetim, parei com a Bepantriz pq dava impressão q coçava mais. Tenho usado vaselina pra dormir tb. É bom? Ou ja num adianta mais?

Aguado sua resposta.
vlwww

Rebeca

Jéssica disse...

Boa Tarde Zen,

Fiz minha tatoo há 4 dias e como meu tatuador não usou film assim que terminou a tatuagem, eu só usei no primeiro dia. Passo a pomada corretamente. Mas já deu casquinhas e elas já saíram quase que por completo e não afetou muito na cor da tatoo que é inteiramente preta e minha pele é bem branca, e tambem não coçou nem um pouco. Queria saber se tudo isso é normal pelo tempo que fiz a tatuagem. Grata, Jéssica.

Zen! disse...

Oi Rebeca, quanta caca numa tattoo só.... Já vi gente cuidar da forma mais errada possível, mas vc está ganhando de todos, Ehehhe... Vamos lá: antes de mais nada PARE com esse absurdo de usaar vaselina. Isso era usado no começo dos anos 70. Faz tempo, heim? Ela é derivado de petróleo. De que forma vc acha que isso pode ajudar?

Com certeza vc perrou toda a sua tattoo. O tamanho do estragdo vc só vai saber lá pra 17 de fevereiro, que é quando ela estará cicatrizada. Com certeza vc vai estragá-la mais um pouco no carnaval, né?

A pomada está errada todos os cuidados. Vc já leu meu texto então vc sabe onde estragou tudo né?

Agora é esperar pra ver o tamanho do estrago...

Zen!
Ah! Não há sorte que aguente tudo o que vc fez. Ehehehhehe...

Zen! disse...

Oi Jéssica, está cedo pra saber o quanto essas cascas prejudicaram no resultado final da sua tattoo. Ela leva 2 meses pra cicatrizar e até lá vc ainda vai perder mais um pouco de tinta. Uma coisa é certa, ela não pode formar cascas e elas atrapalham o resultado sim...

Pode ser que ela ainda coçe, mas isso varia de pessoa pra pessoa...

Zen!

Rebeca disse...

Nossaaa Zen,
Vc me deu um animo com sua resposta!!.. kkk.. ow seja, ferrou tudo!.. Mas assim, nada que uma retocada num coloque no lugar né? posso te mandar um foto dela agora e antes pra vc ver? Eu num acho q ela ta tão mal assim não.

A Vaselina ja parei. tava usando nebacetim mas a pele parece q fica meio grossa sei lá, vou lá comprar a bepantol hj então!

Bom então é só isso né. Usar bepantol e esperar. Né?

Vlw
Rebeca

julia disse...

Zeen você trabalha com tatuagens de henna também ou não ?

Zen! disse...

Oi Júlia, não trabalho com henna não, valeu?

Zen!

Zen! disse...

Oi Rebeca, como eu te disse ainda é cedo pra saber o quanto sua tattoo foi prejudicada. Mas me mande uma foto sim que dá pra gente ter uma noção melhor dela...

A Nebacetin também é boa, mas a Bepantol é anda melhor...

Sim, agora é Bepantol (3 vezes ao dia no mínimo) e esperar, mas me mande a foto sim...

Zen!

Anônimo disse...

boa tarde tem 10 dias que eu fiz minha tatuagem eu gostaria de saber se eu ja posso comer de tudo.nao vejo a hora de comer a minha feijoada .e ate que dia devo usar a pomada bemetazol valeuu um abraco.

Zen! disse...

Oba, tudo bem?

Dê uma lida no texto CUIDADO PÓS TATUAGEM NO MEU BLOG QUE LÁ EXPLICA TUDO CERTINHO COMO VC DEVE FAZER, OK?
VALEU....
Zen!

Clayr disse...

Bom dia,
Parabéns pela materia.
A dúvida: Viajo em breve para praia, no dia da viagem fará 32 dias da realização da tattoo.

Evitar sol e mar será impossivel, então para amenizar o que devo fazer? Proteger com filtro solar fator 60, hipoglos ou ambos?

Abrigado,
Clayr

Zen! disse...

Vc deve evitar o sol e o mar. É o único conselho que te dou...
Hipoglós nunca...
Zen!

Anônimo disse...

olá.
eu gostaria de tirar uma duvida!
no meu bairro tem uns tatuadores que usam tintas namquim aquelas que parecem tintas guashe, essas tintas servem para fazer tatuagens?
vlw.

Zen! disse...

Oi, nanquim é o que eles usam pra tatuar na cadeia....

Aí é com vc, mas sua tattoo vai ficar horrível e - ás vezes - sem chance de conserto...

Eu no seu lugar correria desses caras...

Zen!

Ana Paula Perassoli disse...

Adorei esse site muito bom mesmo... Parabens
Olá, eu queria saber se em pele morena a tatuagem fica mais escura apos a cicatrização?
Eu fiz faz 5 meses ela esta mais escura como se a minha pele tomasse conta dela.
E nos primeiros 15 dias eu cuidei muito bem. Lavei depois de 1 hrs q a fiz, passei pomada bepantol e enrolei com filme... Depois lavei no dia seguinte pois o tatuador recomendou e apos isso fiquei 5 dias sem lavar só limpando com algodão e pomada e filme, depois dos 5 dias nao usei mais o filme só a pomada. Quando saio uso broquiador solar. Minha tatu é um ramo com borboleta é no pé. Sera q preciso retocar, ou é a pele morena q faz isso mesmo?

Zen! disse...

Oi Ana, na verdade é isso mesmo... A verdadeira cicatrização é quando seu corpo cresce uma fina camada de pele sobre a tatuagem. Quanto mais branquinha a pessoa for, mais transparente será essa pele...

Agora rpa saber se vc precisa de retoque eu teria que ver uma foto dela. Se vc puder me mande uma pra eu te falar com mais certeza, ok?

Zen!

Anônimo disse...

lk

Anônimo disse...

Otimo Blog
Zen fiz a tatoo e daqui 18 dias vou para praia (trindade-rj), seria interessante passar um protetor e cobrir a tattoo com algo para evitar o sol? e o mar não da pra entrar de jeito nenhum? abraço

Zen! disse...

Cara, Trindade é linda demais... Muito mesmo. A praia do Cachadaço vale qualquer coisa...

Só não posso te aconselhar a usar nada pois vc tem que ficar uns 60 dias sem praia e sol, ainda que com bloqueador, sol é sol... E pra tattoo é uma bomba. Além do sal do mar e da quantidade de urnia e fezes na água, mas...

Vai por sua conta e risco. Não tenho nada pra te aconselhar a não ser não ir... Ehehehhe...

Zen!

Tarsila disse...

Ola!!!
Parabéns pelo blog, muito util mesmo!!!

É o seguinte, eu fiz uma tattoo na quinta feira passada (6 dias).
Fiquei os três primeiros dias com o plástico e agora estou só passando a pomada, bepantol!
Mas toda vez que eu passo a pomada e dou uma massageada sai no meu dedo umas pelinhas, finas, mas pretas, com tinta da tattoo!!
E hoje após o banho, eu deixei a tatto secar sozinha e sem pomada pra ver como estava, e esta com a pele toda com aparencia de descascando (como quando tomamos muito sol)!! É normal isso?!

Obrigada

Zen! disse...

Oi Tarsila, é bem normal sim. E essa fina pele sai na cor da tinta mesmo. Só continue com a pomada pelo tempo indicado, ok?
Abraço,
Zen!

Tarsila disse...

Muito obrigada!! =D

Anônimo disse...

oi zen
adorei as informaçoe, mais o meu tatuador disse que a bepantol teria mudado de formula por isso naum é mais indicada pra tatoo e por isso me passou oleo mineral, gostaria de ssaber sua opiniao,pois achei sua informaçoes muito boas.
abraços
KATIA

Augusto disse...

e ae zen, realmente o teu blog foi o que melhor informou sobre cuidados com tatuagens...
entao, fiz a minha tattoo dia 28 e segui os conselhos do tatuador q disse preu usar o plastico film por uma semana trocando por 3 vezes ao dia, q eu fazia qndo tomava banho. Acontece q quando voltei lah, uma semana dpois de ter feito a tattoo ele disse q ela tava infeccionada, e me disse pra trocar o nebacetin por bepantol e usar com plastico film por mais 4 dias e voltar nele, o que vai ser segunda dia 8. to usando bepantol soh q sem o plastico film e percebi q a tattoo começou a criar uma casca e a coçar pacas. Mas acho q tem umas partes da tattoo q estao mto escuras e outras bem claras, sera q por ter usado mto o film eu ferrei um pouco a tattoo ou eh assim msm??? e vc tem mais alguma dica ou acha q eu continuo do jeito q to fazendo??
Abração

Zen! disse...

Oi Augsto, vamos por partes. Em primeiro lugar - pra casos de inflamações (não é infecção como o tatuador te disse e sim inflamação) o recomendado é usar a Nebacetin, pois ela tem antibiótico Bacitracina. A Bepantol também é excelente (é a melhor inclusive, mas não pra inflamações), pois ela não tem antibiótico. Quanto ao plástico vc usou exageraamente mesmo, porém se isso atrapalhou ou não o resultado ainda é cedo pra saber, mas vc fez bem em parar com ele sim.

Coçar ela coça mesmo. Tá normal, porém as cascas com certeza prejudicarão o resultado. ela não pode formar cascas...

Agora é esperar e qualquer dúvida é só escrever, ok?

Zen!

Zen! disse...

Oi Kátia... Dê uma lida da definição do que vc está usando (óleo mineral) na sua tattoo. A definição é do Wikipédia...

Óleo mineral (também chamado parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida) é um produto secundário derivado da destilação do petróleo no processo de produção da gasolina. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades.Existem óleos minerais de grau técnico e de grau medicinal. Possui diversas aplicações, como óleo para refrigeração e isolamento de transformadores elétricos de potência; para transporte e armazenagem de metais alcalinos (evitando a reação destes com a umidade atmosférica); como laxante (ao lubrificar as fezes e não permitindo a absorção excessiva de água nos intestinos); como hidratante (em cremes e loções), lubrificante, etc. É também usado em forma de emulsão (mistura de água, sabão e óleo mineral) no combate a pulgões e colchonilhas em plantas.


Em algum lugar estava escrito que ele é cicatrizante? Então pare imediatamente de passar esse absurdo em sua tattoo e volte pra Bepantol, que há muitos anos não muda sua fórmula, e é a melhor pomada pra sua tattoo, ok? Francamente, nos anos 70 o pessoal usava vaselina pra cicatrizar... Por isso as tattoos daquela década são tão horríveis... Afinal, passar um derivado de petróleo na tattoo não dá mais né?

Zen!
Obs.: Ah! No site da Fundação Euclides da Cunha também tem essa definição, veja que coisa mais tranquilizante pra vc: Diferente do que todos pensam, o óleo mineral não é um produto inócuo. Pode causar um tipo de pneumonia que geralmente não é diagnosticada e inclusive pode levar à morte.

Anônimo disse...

Olá zen,meu nome é paulo e tenho a seguinte duvida,quero fazer uma tatoo porem o tatuador disse que o cuidado q tenho q ter é o seguinte:a cada 3 horas fazer o curativo da forma q vc falou e deixar ela respirar por uma hora o problema é que eu não tenho como fazer isso de 3 em 3 horas por causa do trabalho que é das 7 as 17 o que você me recomenda?outra duvida,onde trampo é muito quente e as vezes fico suado o fato de ser quente e eu não poder fazer o curativo durante o trabalho prejudicara o resultado final?
Obrigado.

Zen! disse...

De forma alguma Paulo, o que prejudica é não usar o curativo. E quanto a essa besteira de que sua tattoo tem que respirar, quem respira pela pele é sapo. Vc respira pelo pulmão, ou seja, sua tattoo não respira. Vc já viu alguém chegar com um corte num hospital e sair de lá com ele aberto? Nunca, não é mesmo. E é isso que sua tattoo é, uma ferida.

Faça como está no meu blog, pois esses são os cuidados certos pós tattoo. E isso não é opinião só minha e sim dos maiores tatuadores e de médicos dermatologistas.... VAleu?

Zen!

MaiaTo RP disse...

olá zen muito bom seu blog! Fiz minha tatoo dia 06/02/2010 usei o filme só por 1 dia pq estava saindo muita tinta com suor e o bepantol uso ele 2x ao dia sem o filme. já estou no 3 dia d tatoo e só agora li seu tópico e sim passei a usar o filme. a minha pele está meio em relevo e aspera mais ñ coça nada. gostaria d saber as consequências desses dias se filme.

Zen! disse...

Oi Maia, consequências, com certeza, terão. Só que ainda é cedo pra saber o quanto a falta de cuidados atrapalhará no resultado. Mas atrapalhar vai sim... Pode ser que pouco... Isso só daqui a uns 45 dias vai dar pra saber, ok? Continue cuidadndo da maneira mais correta que vc conseguir, afinal sua tattoo vai pra sempre, estando feia ou bonita...

Zen!

MaiatoRP disse...

OLÁ ZEN!!!! TENHO DÚVIDAS AINDA JÁ PASSOU O PERÍODO D 3 DIAS SEM O FILME DEVO USAR O FILME OU SÓ PASSAR POR 15 DIAS 3X AO DIA BEPANTOL!!!É NORMAL TER TIPO UMA SOMBRINHA AO LADO DO TRAÇADO DA TATOO MEIO Q UM PRETO MAIS FRACO?FICO NO AGUARDO POR UMA RESPOSTA. DESDE JÁ OBRIGADO

Zen! disse...

Oi Maia, o tempo do plástico já foi. Mantenha a pomada. Essa tinta ao lado pode ser que tenha havido migração da tinta. Não é normal e podem ocorrer duas coisas. Uma, seu corpo absorve esse excesso, duas, ele não absorve e isso fica pra sempre. Agora é esperar pra ver pois isso pode acontecer em até 2 meses, ok? Mantenha a pomada...
Zen!

Maiana disse...

Oi Zen,estou com uma duvida.
Fiz uma tatto ontem,mas seguindo as recomendações do meu tatuador só era pra fixar com o plástico no máximo uma hora.Quando cheguei em casa reterei,to lavando três vezes ao dia com sabonete de criança,passando bepantol e como estou em casa esses dias e fiz abaixo da cintura fico dfe biquini para evitar que a calça pegue.
Ta bem um pouco vermelha,mas bem pouco mesmo é normal?E quando seco apos lavar com papel toalha sai um pouco de tinta bem pouco mesmo é normal?
obrigada pela atenção!

Zen! disse...

Oi Maiana, normal não é não, mas... Agora é esperar. Se vc quiser dê uma lida no texto que está no meu blog e passe a cuidar da forma correta, ok? Senão vc vai influenciar ainda mais no resultado dela...
Zen!

Maiana disse...

Ow Zen valeu,fora o plástico que não usei o resto to fazendo tudo direitinho.
Mas tenho outra duvida já soltou a "pelinha" mesmo assim ainda corre o risco de danificar se assim posso dizer?
pq até agora ela ta perfeita,mesmo depois da pele só clareou um pouco!
obrigada mesmo pela atenção!

Anônimo disse...

brother.. beleza esse blog , tirou váárias dúvidas minhas .. mas algumas ainda me incomodam .. gostaria de uma resposta pra essas..
1° quando fiz a tatto ( o tatuador) nao cobriu com esse plástico film ae..quais problemas?
2° eu estou passando vaselina líquida.. tem alguma contra-indicação?
3°como ele nao me falou nada eu fui perguntando para amigos.. daí me falaram que no início ela ''apaga'' depois volta pra cima.. é verdade?
4°faz 6 dias que fiz ela ( um são jorge nas costas) e coça muito, como não sabia que não podia coçar, mas fazia idéia que era uma ''ferida'' só passo a mão por cima dela quando coça muito.. tem algum problema?
5° mesmo não usando o plástico, não usando ''pomada'' ela tem alguma chance de ficar ''legal''?

abçs..

luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luiz disse...

Bom dia , parabens pelo Blog . a minha pergunta é quanto tempo depois de fazer a tatuagem eu posso voltar a treinar jiu jitsu e kick boxe ?
fiz minha tatuagem no braço /ombro .Obrigado

Zen! disse...

Oi Luiz, devido a grande quantidade de contato nessas artes, eu recomendaria ao menos uma semaninha pra vc poder voltar aos treinos, ok?

Zen!

Zen! disse...

Cara, vamos começar pelo item 5... Ehehehe..

Com certeza vc prejudicou e muito sua tattoo... em definitivo...

4... Não coçar de forma alguma, nem ficar passando a mão...

3... Não dê ouvido pra amigos, pois eles não entendem nada e - como bons brasileiros - acham que entendem de tudo... Ela não volta pra cima não. Isso chaga a ser emgraçado...

2... Vaselina é derivado de petróleo e era usada pra tattoo nos anos 70... faz tempo heim...?

1... Quanto a ausencia do plástico esse é um dos motivos dela estar coçando tanto...

Dê uma lida no texto inteiro dos Cuidados Pós Tatuagem no meu blog que lá te explica todo o resto, ok? O que deu errado e como isso vai refletir na sua tattoo e o que fazer agora...

Zen!

Zen! disse...

Oi Maiana, até o prazo de 2 meses sua tatto ainda não cicatrizou, então cuide dela direitinho, ok?

Zen!

Day disse...

Nossa fiquei impressionada com tanto esclarecimento em seu blog, e na certeza como vc os responde. Então vai a minha dúvida, fiz a minha 1ª tatoo ontem a noite, 3 estrelas no pé da orelha, fui orientada pelo Tatuador em trocar o 1º curativo depois de 3 horas com Nebacetim e colocar logo o plástico, como ja estava tarde e só tinha uma farmacia aberta só encontrei o genérico da mesma, fiz os procedimentos corretos, porem estou com medo desta pomada não ajudar na minha cicatrização, ou até mesmo atrapalhar. A minha grande dúvida é se haveria algum problema de continuar usando durante os 3 dias indicados,esta pomada, e depois trocar pela BEPANTOL? Haveria alguma reação cruzada na troca dessas pomadas, reação e tal? Fico aguardando sua resposta e Parabéns novamente pelo Blog esta em meus favoritos =)

xups disse...

Ola Zen!
e ae blkz? segunte cara.. fiz minha 1ª tatoo nas costas a 4 dias.. to passando bepantol, evitando sol, alimentos, .. tudo como manda... só que estou achando q ela esta ficando meio "craquenta" manja? é normal?
e tb queira saber sobre malhação.. por exemplo.. qto tempo eu posso voltar a malhar costas, peito, biceps, ... e qdo eu posso volta tb a fazer exercícios tipo corrida, pedalada (pesada)...
valew e ow parabens pelo blog!! bom dmais!!! ainda nem consegu iler tudo mas é mto bom!!!
abcs

Zen! disse...

Olá Day...

A pomada Nebacetin é boa e seus genéricos também... A genérica que não está legal é a da Bepantol. Pode continuar com ela sem problemas, durante todo o temp mesmo... Ela também é muito boa pra isso, ok? A diferença entre elas é qe a Nebacetin tem antibiótico (necitracina), então ela ajuda a quem temn alergias ao processo, e a Bepantol é cicatrizante e restauradora da pele... Ambas são muito boas...

Zen!

Zen! disse...

Então Xups, treinar vc pode no mesmo dia. Não precisa parar não. Se sua tattoo está com cascas foi pela falta de plástico os 3 primeiro dias... E deixar formar cascas prejudica o resultado com certeza. Mantenha-a com bastante pomada para as cascas irem saindo naturalmente. E lembre-se, nunca as arranque, ok?

Zen!

allan disse...

ai zen vi um comentario seu, q o prastico nao deixa juntar aquela casca ? mais nao é normal isso tenho treis tattoo e tds descascarao bastante , mais estao perfeitas , pode me espricar isso ou entendi erado até mais desde ja obrigado ....

Zen! disse...

Oi Allan, na verdade suas tattoos ficaram legais, mas - COM CERTEZA - ficariam bem melhores. Nos anos 70 se acreditava que a tattoo tinha que formar cascas pra cicatrizar. Hoje já se sabe que as cascas caem cada uma com uma quantidade de tinta e isso faz com que elas cicatrizem de forma alterada, ok?

Zen!

allan disse...

aham tendeu zen, vlw msm agora ja to sabendo melhor oq fazer , foi bom saber isso pq pretendo fazer mais algumas brigadao ..........

Anônimo disse...

Ola meu caro ZEN, Adoreiseu Blog mas ainda tenho uma duvida e ai vai: Fiz uma tatoo do lado direito do tronco logo abaixo do peito que vai ate proximo da virilha ainda falta acabala mas comecei ela na segunda dia 22/02/2010 de quarta pra cá ela começou a sair ums pedaços de pele fina com tinta junto.
O tatuador mandou que eu ficasse o maximo possivel sem o plastico apenas com a pomada que eu usace o plastico apenas quando fosse em algum lugar que eu precisace usa a camisa, mas agora com estes pedaços saindo como se a pele tivesse sido queimada levemente e eu não sei como devo proceder usa a pomada varias vezes ao dia.
Sera que estes pedaços que estão caindo podera ser refeita e eu gostaria de saber se esta correto este procedimento que ele me passou sem contar que ele mandou passar uma camada bem fina de pomada para que não ficasse esbranquiçado apenas refletino o brilho da pomada.
Desde de já lhe agradeço porsua compreensão.

Zen! disse...

Olá, dê uma lida no texto Cuidado Pós Tatuagem no meu blog que lá vai explicar tudo que vc está errando e como deve - ou deveria - ter feito, ok? Vc errou num monte de coisas que influenciarão no resultado final da sua tattoo. O próprio texto vai sanar suas dúvidas... Só não esqueça que pra retocá-la vc terá que esperar um mês e meio ao menos, ok? Valeu...
Zen!

Ni disse...

Fiz a minha tatuagem e retoquei ela já duas vezes, agora ela está em relevo, e eu gostaria de tirar esse relevo.
Falei com um tatuador e ele disse que precisa ser refeita a tatuagem, preciso mesmo refazer essa tattoo para tirar essa quelóide?

Zen! disse...

Oi Ni, então esse "relevo" não é quelóide, porém se vc refizer, pode melhorar sim, mas não é garantido. Tudo depende do profissional que vc vai pegar....
Zen! ;)

Roberto Junior disse...

Grande, Zen

Estava olhando aqui suas recomendações que me deixou um pouco que preocupado refiz a minha tatoo e durante os três dias fiz tudo como descrito, coloquei o plástico e passei a pomada, sendo que pequei em alguns detalhes, coça bastante e como coça, ela ta saindo a camada que tanto falam, agora com essas dúvidas tiradas tratarei de não coçar mais, algo impossível, mas irei tentar será que com essas coçadas que eu dei poderá prejudicá-la,a pomada que estou passando é a fribrase.Outra coisa quanto a alimentos com quantos dias não poderei comer comidas tipo carne de porco, só depois de 60 dias ou apenas 15 dias?obrigado pela atenção desde já.

Zen! disse...

Então Roberto, com eretza ajudar não ajudou não. Prejudicou com certeza. Troque essa pomada pela Bepantol. Ela tem um analségico que tira essa coceira. Quando coçar, passe ela, ok? A Fibrase até é legal, mas não tem nenhuma melhor que a Bepantol (original, não a genérica)... como está no texto a alimentação é por 7 dias...
Valeu?
Zen!

Marcelo Magalhães disse...

Zen, bom dia!
Minha tattoo tem 3 dias hoje de terminada, gostaria de saber se estou procedendo certo. Faço isso 3x ao dia. Quando estou no banho, lavo a tattoo com agua fria e sempre depois do banho seco a tattoo encostando a toalha bem de leve, sem esfregar, passo novamente o bepantol e coloco o filme pvc, devo lavar a tattoo assim, 3x ao dia?

Zen! disse...

Oi Marcelo, tudo bem? Dê uma lida no texto que lá vai explicar aonde vc errou nos seus cuidados... E vai te orientar como fazer daqui pra frente, ok?
Abraço,
Zen!

Anônimo disse...

Ola Zen. boa noite em primeiro lugar.
me chamo Emanuel Porto Gostaria de saber se tem como anestesiar o local a ser tatuado
pois comecei a foto de meu filhor no lado direito das costelas para a barriga e finalizando proximo a virilha mas doi demais e não aguentei acabala no mesmo dia pois ja estava passando mal de tanta dor.
desde de ja agradeço a sua atenção.

Anônimo disse...

Ola Zen. boa noite em primeiro lugar.
me chamo Emanuel Porto Gostaria de saber se tem como anestesiar o local a ser tatuado
pois comecei a foto de meu filhor no lado direito das costelas para a barriga e finalizando proximo a virilha mas doi demais e não aguentei acabala no mesmo dia pois ja estava passando mal de tanta dor.
desde de ja agradeço a sua atenção.

Zen! disse...

Oi Emanuel, cuidado com esse negócio de anestesia. Pessoas andam morrendo por causa de estúdios inconsequentes que resolvem anestesiar por conta própria seus clientes... No Brasil só podem dar anestesias médicos, dentistas e veterinários... SOMENTE ELES!!! A lei é essa exatamente pra evitar mortes acidentais, ou mesmos choques anafiláticos irreversíveis... A verdade é uma só: tatuagem dói. Se não aguenta não faça... Senão divida-a em sessões curtas. Quantas forem necessárias...

Ah! E qualquer pomada que queiram te passar, dizendo que ela é milagrosa e vai te ajudar muito, abra o olho... Não tem pomada pra essa região que ajude. Se propuserem isso é só pra te arrancar dinheiro...

Valeu?

Zen!

Michelle disse...

ola adorei seu blog. bom é o seguinte fiz uma tatuagem media de boroboleta colorida nas costas logo abaixo do ombro direito. formo casca e comecei a cuidar direitinho.alimentação e tal.mas ainda não fez 15 dias e agora começou a formas umas bolinhas tipo espinha,vermelha só q sem pus.apenas essas bolinhas.começou primeiro na tatuagem agora esta nas costas inteira inclusive no rosto.estava lendo o seu blog e li que não pode ser usado uma pomada a base de dexpantenol.a q eu estava usando se chama bepantriz(com base no dexpantenol).exatamenteo q vc disse.será q foi essa pomada q deu essa alergia?o meu tatuador me passou uma pomada a base de oleo de buriti.mas minha pele estava absorvendo muito rapido entao fui na farmacia. e o farmaceutico me indicou essa. o q devo fazer.posso botar um processo nele?

Michelle disse...

ola adorei seu blog. bom é o seguinte fiz uma tatuagem media de boroboleta colorida nas costas logo abaixo do ombro direito. formo casca e comecei a cuidar direitinho.alimentação e tal.mas ainda não fez 15 dias e agora começou a formas umas bolinhas tipo espinha,vermelha só q sem pus.apenas essas bolinhas.começou primeiro na tatuagem agora esta nas costas inteira inclusive no rosto.estava lendo o seu blog e li que não pode ser usado uma pomada a base de dexpantenol.a q eu estava usando se chama bepantriz(com base no dexpantenol).exatamenteo q vc disse.será q foi essa pomada q deu essa alergia?o meu tatuador me passou uma pomada a base de oleo de buriti.mas minha pele estava absorvendo muito rapido entao fui na farmacia. e o farmaceutico me indicou essa. o q devo fazer.posso botar um processo nele?

Zen! disse...

Oi Michelle, vamos lá...

Vc fez TUDO errado. Pra começar que se sua tattoo formou cascas foi pq vc cuidou errado. Se vc usar o plástico - como deve ser feito - ela não forma cascas...

Outro erro foi o da pomada. Quando vc escreveu: "a que estava usando se chama bepantriz (com base no dexpantenol).exatamenteo q vc disse.", vc deve ter lido errado ou lido outro texto. Eu disse EXATAMENTE o contrário no meu texto. Disse pra não usar essa pomada, pois ela é a genérica!!!!! Lá está escrito pra se usar a pomada BEPANTOL e sua base é o dexapantenol, porém ela não dá alergia... Tive muitos clientes usando a mesma pomada que vc usou (por conta própria ou pq algum farmacêutico estúpido recomendou, sem ter um pingo de estudo na área de tattoo) que tiveram a mesma alergia, embora em proporção beeeeeeem menor.

Já que todo o seu processo foi errado e vc está com essa alergia desse tamanho, inclusive pegando o rosto, eu só te recomendo uma coisa: VÁ A UM DERMATOLOGISTA IMEDIATAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!! Antes que isso poiore, ok?

Zen!

luiz disse...

a minha já tem 1 mês e pouco. Passei muito bepantol nela!e tá legal

Gabrieli disse...

Oi, fiz uma tatuagem atrás do pescoço uma pimenta pequena... cuidei dela com a pomada e o papel film emcima por 3 dias... mais depois passei só mais uns 3x a pomada. Agora faz mais ou menos 1 mes que fiz e ela está muito inchada e estou tendo muita coceira... li o que você falou sobre a coceira e vou começar a passar a pomada novamente. Mais o inchaço é normal? Obrigada

Zen! disse...

Oi Gabrieli, na verdade nem o inchaço nem a coceira são normais. A coceira que é normal é de 4 dias a 6 dias depois que vc a faz... Como está no texto!

Recomendoq ue vc procure um dermatologista pra ver oq ue pode estar aconetcendo, pois isso não é normal e o inchaço realmente preocupa...

Pra te ajudar mais precisaria ver oq ue acontece. se vc conseguir me mandar uma foto dela ajudaria muito, ok?

Valeu...

Zen!

Aline . disse...

Zen fiz minha tatuagem fazem 4 dias hoje ! é normal ja está coçando ? e enquanto a casquinha ? quando ela começar a aparecer,continuo com a pomada ?

Aguardo a resposta, beijos !

Zen! disse...

Oi Aline, tudo bem?

Dê uma lida no texto dos Cuidados que está no meu blog. Lá está tudo beeeeem explicadinho... Com certeza vc encontrará suas resposta lá, ok?
Abraço,
Zen!

Anônimo disse...

Zen hoje fazem 4 dias que fiz minha tatto ! segui tudo certinho..mais notei que apareceram 4 bolinhas brancas pequeninas ao redor da tatto..O que pode ser isso ?

Aline . disse...

Oi mais uma vez Zen. Dei a olhadinha nescessária e entendi tudo..
Só mais uma duvida..É normal sair a tinta até quantos dias ?

Zen! disse...

Olá, podem ser alergia ao plástico (imagino que ele tenha sido usado pois vc diz ter feito tudo certo)... Ou alergia ao aço da agulha... É só esperar que elas somem, porém não as exprema, ok? Senão vc joga tinta pra fora junto e falha sua tattoo...

Zen!

Zen! disse...

Na primeira semana é normal sair uma pele bem fina - como um descascado de sol a- na cor da tinta. Mas é uma pele beeeeem fininha mesmo, ok?
Zen!

aton disse...

IaeW ZeN !!!

Hoje faz 6 dias da minha tatu !!! Comi um chhetos de Sabor cachorro Kente Será qe faz Mal ???? To mó nervoso Fiz tudo certinhoo

Zen! disse...

Eu não acredito que isso faça muito bem não. Cheetos? Sei não...
Zen!

aton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aton disse...

BOA NOITE, QUERO PRIMEIRO PARABENIZAR PELO BLOG IRADO ! SEM DUVIDA O MELHOR PARA CUIDADOS PÓS TATUAGEM..

A MINHA DÚVIDA É O SEGUINTE..HJ FAZ 1 SEMANA QUE EU REALIZEI A TATTOO ..ENTÃO DEVO FICAR SÓ NA POMADA 3X AO DIA CERTO ?!

PORÉM NA HORA DO BANHO..É ACONSELHAVEL LAVAR COM O SABONETE ?
ATÉ PRA TIRAR OS EXCESSOS..


AH PROPÓSITO, ME CHAMO BRENO HEHE

Zen! disse...

Breno, pode lavá-la sim, mas sem esfregá-la, muito menos passar buchinha... Agora deixe que as pelinhas que sairão saiam sozinhas, ok? Nada de ficar puxando-as, valeu?
Abraço,
Zen!

aton disse...

Zen..15 dias de pomada certo ?! e depois como se cuidar da tatto ? pode me listar algumas dicas?

Valew,abraços.

Raquel disse...

Oi Zen!!!
Muito legal essas dicas, parabéns!!! Me esclarece uma coisinha, por favor!!!
Fiz minha primeira tattoo dia 01 de Abril de 2010 (Parece mentira, mas não é, rsrsrs...), escolhi fazer uma rosa e um beija-flor no cóccix, ficou perfeito o tatuador é um cara super profissional, muito gente fina, estou usando o film e passando o Bepantol 3x ao dia, tbm tô dormindo com o film. Hoje completei 3 dias e de vez em quando sinto uma coceirinha doida na área da tattoo, é normal...Ah, sou adepta da malhação e geralmente malho de manhã, vc acha que já dá pra malhar sem prejudicar a tattoo, esqueci de perguntar ao tatuador... quando eu parar de usar o film, será que as roupas como calcinha ou shorts ou calça jeans não vão marcar ou fazer alguma falha na minha tatto...ela tá muito linda e bem colorida, sou branquinha e ficou muito legal...
Valeu muito pelas dicas...
Um abraço, Raquel

Zen! disse...

Oi Raquel, a coceira é normal sim.... Beeeem chata, mas normal... Quanto a malhação, pode treinar sim, porém achoq ue vc deve usar o plástico durante o treino da primeira semana, pricipalmente por causa das abdominais, ok?

Valeu...

Zen!

jimbofish77 disse...

olá zen,puxa gostei muito do texto q vc escreveu me tirou algumas dúvidas e tal..tive algumas falhas com a minha tatoo mas prometo q vou corrigi-lás..e uma dúvida aqui..vi q éh normal a tatuagem coçar,fiz a minha na perna toda e 3 dias depois eu fui ao trabalho de calça e ela coçou demais e tbm ardeu..e eu não estava com o film só tinha passado a pomada...essa ardência é normal?

Zen! disse...

Olá... Na verdade essa ardência ainda é normal... Se ela durar mais dois dias aí sim ela deixa de ser normal... O que posso te rcomendar se ela não passar? Visite um dermatologista, pois essi não é normal mesmo, ok?
Zen!

Zen! disse...

Oi Aracelly, vamos lá... Vc fez váááááárias coisas erradas. Pra começar lavando sua tattoo, antes do final do terceiro dia... Tá errado!!!

Em segundo, tirar o plástico antes do final do terceiro dia. Sua tattoo fica sujeita a pegar bactéria se ela estiver destampada, afinal ela é uma ferida aberta. Se vc limpá-la e tampá-las com materiais limpos e higienizados, vc não corre esse risco, a menos que ela fique exposta como vc deixou... Afinal, vc já viu alguém chegar num hospital com um corte e sair de lá com esse corte aberto? Ou o médico virar pra vc dizendo que vc tem que abrir o curativo pra ele não pegar bactéria. Aí sim é que ele pega...

Tomar algum antiinflamatório ajuda sim... Pode tomá-lo com certeza...

Tome-o e eaguarde pela melhora. Se não melhorar vc me escreve de novo, ok? E dê mais uma lida no texto certinho, pois tem algumas coisas básicas que vc está errando...

E boa cicatrização,

Zen!

Lucas disse...

Boa noite, primeiro parabéns pelo seu ótimo blog, esta sendo de grande ajuda, mais talvez tarde hehe, fiz minha primeira tatuagem ontem, e acho que errei em algumas coisas, como retirar o plástico para tomar banho e passei uma buxinha de leve no banho, percebi que saiu tinta e como ela é preta ficou um pouco clara algumas partes, agora que fui pesquisar os cuidados e achei seu blog fiquei um pouco assustado, tava feliz com minha primeira tatuagem mais não quero que de nada errado, comi um pouco de bacon e chocolate também, será que vai ficar ruim a tatuagem com esses erros ? obrigadão deis de já. aguardo sua resposta, abraço.

Pablo disse...

Olá, fiz uma tatuagem sábado dia 10/04. Fiz uma tartaruga em maori do lado direito da panturrilha esquerda(em cima do tornozelo) aonde eu tinha uma cicatriz feia, causada por um motor de moto que pegou e tirou a pele do local, então no dia que fiz, estava bonitinha, mas no outro dia, uma patinha da tartaruga que esteja preenchida de tinta, começou a borrar em volta. É normal? Tomei os cuidados básicos, passei Depantol, usei o film, só não fiz uma coisa, que era lavar depois de 1h~2h após a tatuagem ;s pois não sabia desse procedimento, e agora? minha tatuagem ficará com esse borrão? :S ou sai com o tempo?

Zen! disse...

Oi Pablo, na verdade vc não pode lavar uma tattoo recém feita, ma dê uma lida no texto que está no meu blog que lá explica tudo certo...

Se sua tattoo começou a borrar em volta do desenho, isso tende a ser migração da tinta. Se for isso não volta não. Ameniza, mas não volta... O que te resta é esperar pelos dois meses de cicatrização para ver como ela fica...

Zen!

Zen! disse...

Lucas do céu... Já vi gente errar, ma assim vc bateu todos os recordes... Com certeza vc já prejudicou sua tattoo. Agora é esperar e ver como ficou... Só tenha certeza de uma coisa. Nada está tão ruim que não possa ser piorado, ok? Ou seja, passe a cudiar direito dela pra que não piore ainda mais...

Zen!

Iana disse...

Oi Zen, não posso deixar de repetir o que os demais disseram, Parabéns querido, pelo blog, pela clareza das informações, pela dedicação. Mostra o quão ótimo profissional voce é, agora deixando de lado a rasgação de seda ' que de fato é verdadeira ', espero que você chegue a ver esse meu recado... bem hoje ( 21/04/10) faz 4 dias que tatuei um labirinto pentagonal nas costas, ainda nao está terminado, a tatto é grande, tomei os cuidados necessarios, tudo certinho, só queria saber se pela manhã durante o trabalho, posso usar o film, sou professora, trabalho de jaleco, e fica pegando na tatto e grudando, quero usar o film , pra dormir e pela parte da manhã, é aconselhavel?

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 1239   Recentes› Mais recentes»

Textos do Zen!

Textos do Zen!
Confira tudo o que você pode e não pode fazer para obter o melhor resultado na sua tattoo!

Textos do Zen!

Piercing - Cuidados Pós aplicação - Resumo

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Texto do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Escala de Dor - Homens

Escala de Dor - Mulheres